O Teatro da UFSC recebe nos dias 19 e 20 o espetáculo infantil de bonecos “Era uma Vez”, às 18h no sábado e 16h no domingo. O grupo Trupe Popular Parrua traz muitas histórias, mitos e lendas para o palco, convidando o público a conhecer figuras folclóricas do imaginário popular. A peça faz parte da programação de outubro do Projeto Cena Aberta, do Departamento Artístico Cultural da UFSC (DAC).
“Era uma vez” é resultado de um processo de criação baseado na linguagem de teatro de bonecos, utilizando a técnica de manipulação à vista. É um espetáculo direcionado para o público infantil, mesclando histórias dos mitos folclóricos Saci-Pererê, Iara, Caipora e Lobisomem.
O cenário é composto por quatro mesas móveis que permitem uma grande dinâmica das cenas, construindo imagens, paisagens e localidades diferentes a cada movimentação. Os elementos cenográficos que integram a cena também são reformulados a todo o momento, propiciando diferentes espaços imagéticos.
O trabalho da Trupe Popular Parrua tem o objetivo de difundir a cultura popular. Trata-se de uma nova forma de se contar o tão tradicional "Era uma vez", através de figuras que pertencem ao nosso imaginário, resgatando lendas e histórias formadoras da nossa cultura, revivendo-as para as próximas gerações.
Projeto Cena Aberta
Como nas três últimas décadas, o Teatro da UFSC, do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (Secult), continua abrindo suas portas para as produções teatrais de Florianópolis e de Santa Catarina. O Projeto Cena Aberta vem reforçar o caráter de socialização do espaço do teatro com a classe artística da cidade, como vem promovendo nos últimos trinta e quatro anos, o intercâmbio artístico e cultural entre a universidade e a comunidade.
Com a seleção de dez grupos convidados, esse projeto visa estimular e incentivar a produção teatral e artística catarinense, como tornar a produção cultural local acessível à comunidade, com a cobrança de um valor de bilheteria simbólico.
Os grupos são selecionados por uma equipe de profissionais de teatro do Departamento Artístico Cultural. Os critérios de seleção dos grupos contemplam a sua trajetória na área da produção teatral, o caráter investigativo da pesquisa cênica e o reconhecimento de seus espetáculos pela comunidade e público em geral. A escolha dos grupos visa mostrar as diferentes formas da linguagem espetacular, como o circo, o drama, a performance, a comédia, o teatro de animação e outras.
A Trupe Popular Parrua
A Trupe Popular Parrua é um grupo jovem de teatro constituído no ano de 2008 na cidade de Florianópolis – SC, por atores formados em Artes Cênicas na Universidade do Estado de Santa Catarina. A princípio, o interesse do grupo estava centrado na linguagem do teatro de rua, o que motivou a criação do primeiro espetáculo intitulado Trafulhas da Língua. Neste espetáculo, os atores utilizavam elementos circenses como acrobacias e pernas-de-pau, em uma narrativa que consistia basicamente em lendas populares brasileiras, canções elaboradas para a própria peça, e que foi apresentada em praças da cidade, escolas, calçadões e espaços alternativos durante o ano de 2008 e 2009.
De lá para cá, o grupo montou a peça "Quiprocó Cocoricó", e o espetáculo de bonecos "Caminho da Roça". Estreou a peça "Era uma vez" em 2010 e, depois disso, já montou outras duas peças: "As novas roupas do rei" e "O triunfo da medicina espiritual, milagreira e natural de Sinhá Chica do Mané Pedro Maré Seca contra os poderes avermelhados do Anjo Lúcifer!"
Sinopse
Entre histórias, mitos, lendas e muita imaginação, a Trupe Popular Parrua apresenta o espetáculo de teatro de bonecos “Era uma vez”. Pode até parecer um conto de fadas abrasileirado, mas é também um convite para que o público conheça ainda mais algumas das figuras folclóricas presentes no nosso imaginário popular de forma leve e descontraída.
SERVIÇO
O QUÊ: peça “Era uma vez”
ONDE: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade.
QUANDO: dias 19 de outubro de 2013, às 18h, e 20, às 16h
QUANTO: R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada) para estudantes e idosos. Os ingressos estarão à venda na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo.
› FONTE: DAC UFSC