Relatório do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae destaca preferências do visitante e oportunidades para empreendedores qualificarem serviços no estado, das praias à Serra
O cenário do turismo no país, ao longo do último ano, tem como protagonista o próprio brasileiro. Com o dólar em alta, os destinos internos de viagem tem sido os mais procurados pelos turistas - a pesquisa "Sondagem do Consumidor", feita pelo Ministério do Turismo, mostrou o maior índice de intenção de viagem para cidades brasileiras nos últimos quatro anos. Do total de entrevistados, 12% disseram que um dos destinos desejados era o Sul do país - em especial Santa Catarina, e não só pelas praias, mas pelo crescente turismo rural, como aponta relatório do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae sobre o perfil do turista que vem a Santa Catarina, o que procura e quais as principais características de consumo.
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Turismo (CNTur) em parceria com o Sebrae identificou o perfil de viagem e desejos dos viajantes que chegam ao estado e à região Sul em geral:
· Os mais jovens (16 a 22 anos) preferem as praias, mas também se interessam pelo frio da serra e as atrações gastronômicas
· As famílias (casais com filhos) têm como imagem do sul o clima frio, com cidades organizadas e eficiência nos serviços.
· Adultos sem filhos também procuram a região pelo frio e pela cultura europeia nas mais diferentes cidades - porém, esse grupo desperta uma percepção negativa quanto à receptividade e simpatia da população do estado.
· Já os turistas acima dos 55 anos procuram o sul e Santa Catarina pela expectativa da boa gastronomia e qualidade dos serviços prestados.
Com relação ao turista que procura as praias catarinenses, estudo feito pela Fecomercio no começo do ano nas principais cidades litorâneas mostrou que mais metade dos visitantes (50,6%) tem entre 31 e 50 anos; 60,3% são casados e 31% solteiros e a imensa maioria (74%) viaja com veículo próprio. Os brasileiros representam 76% do total, enquanto 18,1% são argentinos, 2,8% uruguaios e 0,7% paraguaios.
O perfil, hábitos e percepção dos turistas sobre Santa Catarina pode auxiliar os empreendedores a melhorar ou adaptar seu negócio. Ao avaliar os dados e pensar em novos serviços ou inovações, leve em conta: a definição do público-alvo, especialmente se seu negócio atende uma clientela da terceira idade; ofereça serviços que facilitem a mobilidade dos turistas, já que 3 em cada 4 vêm com seu próprio carro e precisam de dicas para evitar horários de rush e outros problemas; invista no turismo de experiência, uma tendência cada vez mais forte, inclusive nas regiões de turismo rural e de aventura em Santa Catarina.
› FONTE: Dialetto