Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Exposição coletiva demonstra que o mar continua fonte inesgotável de inspiração

Publicado em 09/08/2016 Editoria: Cultura Comente!


FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

A exposição coletiva Mares, aberta à visitação no Espaço Cultural BRDE, em Florianópolis, demonstra que o mar, ainda que tenha sido retratado sob muitos ângulos e aspectos, continua inspirando os pintores contemporâneos

“O tema é o mesmo, mas um trabalho não influencia o outro”, afirmou Gabriela Luft, aquarelista, referindo-se à obra da colega de exposição, a designer Lu Bicalho. Enquanto esta utiliza a pintura digital para representar criaturas marinhas fantásticas, quase oníricas, aquela procura transferir para o papel o mar tal qual é revelado pela visão.

“Gosto muito de praia, entrei na onda de desenhar marinheiros e não parei mais. Meu trabalho é um pouco autobiográfico, mostra o que se passava comigo, o meu estado de ânimo”, explicou Lu Bicalho, que utiliza o Photoshop e “pinceis digitais” para compor as imagens. “Primeiro faço um rascunho manual, depois passo para o computador”, descreveu a artista.

Já nas aquarelas de Gabriela Luft o mar e a paisagem natural que o envolve aparecem como em um espelho. Além disso, para cada imagem da  Ilha de Santa Catarina exposta há outra correspondente, captada na costa mediterrânea da Itália. “Existem conexões, analogias e semelhanças, são as minhas emoções, o meu olhar sobre estes lugares, algumas aquarelas comecei e terminei no local mesmo”, afirmou Gabriela, que é arquiteta e atualmente reside em Firenzi, na Itália.

A exposição Mares continuará aberta ao público até 26 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, no Espaço Cultural do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), na av. Hercílio Luz, 617, no centro da capital.

› FONTE: Agência AL

Comentários