Pesquisa demonstra contribuição da política externa brasileira para paz e estabilidade do continente sul-americano
Representantes da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) participam entre os dias 11 e 15 de julho do 13º Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional, promovido pelo Ministério da Defesa, nas dependências da Escola Naval do Rio de Janeiro (RJ). A Univali foi selecionada para apresentar o trabalho realizado pelo Grupo de Estudo de Segurança Internacional (GESI) do curso de Relações Internacionais, que demonstra a contribuição da política externa brasileira para paz e estabilidade no continente sul-americano, na mediação que deu fim à rivalidade entre Peru e Equador, gerada pela Guerra do Cenepa, em 1995.
Um grupo de alunos do curso de Relações Internacionais da Univali, coordenado pelo professor Luiz Felipe Rebello, apresentará o artigo sobre a interação entre as políticas de defesa nacional e externa. Para o professor, o evento promoverá o debate e a reflexão sobre problemas relevantes para o país. "Precisamos difundir questões relacionadas à segurança e à defesa, no âmbito da sociedade brasileira. A oportunidade de interação entre alunos, professores, escolas militares e instituições de ensino é muito rica. Tenho certeza que renderá bons frutos", afirma Rebello.
O congresso
O congresso é organizado pelo Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd), em parceria com as principais escolas de formação de oficiais das Forças Armadas (Escola Naval, Academia Militar das Agulhas Negras e Academia da Força Aérea). O evento é realizado anualmente, composto por palestras, grupos de estudo e debates, proporcionando trocas de experiências entre os envolvidos. Mais informações estão disponíveis no site:http://www.defesa.gov.br/ensino-e-pesquisa/defesa-e-academia/congresso-academico.
› FONTE: Natália Uriarte Vieira/Coordenadoria de Marketing e Comunicação