Mostra fotográfica faz reflexão sobre transitoriedade e impermanência
Projeto contemplado pelo edital do Museu de Arte de Joinville, a exposição fotográfica Sobre árvores mortas e árvores secas, de Betinha Trevisan, será inaugurada na sexta-feira (24), às 19 horas, na Helena Fretta Galeria de Arte em Florianópolis.
Na mostra, a artista apresenta uma série de fotografias que nasce da observação do contraste e da transformação da paisagem. O conceito se funda na possibilidade de criar a potência da vida e burlar a morte. O resultado chama à reflexão sobre a transitoriedade e a impermanência, sobre a vida no limiar da morte, sobre o silêncio como prenúncio de explosão.
É um manifesto de inconformidade com o que é simplesmente estabelecido e um elogio à imaginação e à quebra da inércia pela intervenção lúdica. As imagens fotográficas são impressas em pigmento mineral sobre canvas e recebem intervenção em pintura, tornando-se cópias únicas.
"As árvores fotografadas foram pintadas com cores luminosas com a intenção de compartilhar com o observador os traços das imagens que capturaram o meu olhar enquanto os registrava. As minhas sensações. Assim sinalizo para o que me inquietou, na tentativa de ver e mostrar estas árvores como potências de vida", diz Betinha.
"Algumas árvores foram observadas em diferentes momentos, como uma espécie de exercício aos moldes dos pintores impressionistas, que pesquisavam a mesma cena em diferentes estações e horas do dia. Para nos apresentar sua leitura, Betinha utiliza a fotografia e a pintura, dois meios que aparentemente tem modos claramente distintos, mas que, aqui, apresentam-se como linguagens de um mesmo processo", escreve Lucila Horn, curadora da exposição.
A exposição Sobre árvores mortas e árvores secas é composta de 33 trabalhos com impressão fine art em canvas artist, gramatura 340, da Hahnemühle. Os trabalhos foram montados em chassi de madeira tratada, com dimensões aproximadas entre 30x40cm e 100x130cm.
Serviço:
O quê: Sobre árvores mortas e árvores secas, de Betinha Trevisan.
Quando: abertura 24 de junho, às 19h. Visitação até 9 de julho, de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h.
Onde: Helena Fretta Galeria de Arte. Rua Presidente Coutinho, 532, Centro, Florianópolis, fone: (48) 3223-0913.
Quanto: gratuito.
› FONTE: FIFO LIMA press