Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Betinha Trevisan expõe na galeria Helena Fretta

Publicado em 20/06/2016 Editoria: Cultura Comente!


Betinha Trevisan, artista visual. Foto Rodrigo Sambaqui

Betinha Trevisan, artista visual. Foto Rodrigo Sambaqui

Mostra fotográfica faz reflexão sobre transitoriedade e impermanência

Projeto contemplado pelo edital do Museu de Arte de Joinville, a exposição fotográfica Sobre árvores mortas e árvores secas, de Betinha Trevisan, será inaugurada na sexta-feira (24), às 19 horas, na Helena Fretta Galeria de Arte em Florianópolis.

Na mostra, a artista apresenta uma série de fotografias que nasce da observação do contraste e da transformação da paisagem. O conceito se funda na possibilidade de criar a potência da vida e burlar a morte. O resultado chama à reflexão sobre a transitoriedade e a impermanência, sobre a vida no limiar da morte, sobre o silêncio como prenúncio de explosão.

É um manifesto de inconformidade com o que é simplesmente estabelecido e um elogio à imaginação e à quebra da inércia pela intervenção lúdica. As imagens fotográficas são impressas em pigmento mineral sobre canvas e recebem intervenção em pintura, tornando-se cópias únicas.

"As árvores fotografadas foram pintadas com cores luminosas com a intenção de compartilhar com o observador os traços das imagens que capturaram o meu olhar enquanto os registrava. As minhas sensações. Assim sinalizo para o que me inquietou, na tentativa de ver e mostrar estas árvores como potências de vida", diz Betinha.

"Algumas árvores foram observadas em diferentes momentos, como uma espécie de exercício aos moldes dos pintores impressionistas, que pesquisavam a mesma cena em diferentes estações e horas do dia. Para nos apresentar sua leitura, Betinha utiliza a fotografia e a pintura, dois meios que aparentemente tem modos claramente distintos, mas que, aqui, apresentam-se como linguagens de um mesmo processo", escreve Lucila Horn, curadora da exposição.

A exposição Sobre árvores mortas e árvores secas é composta de 33 trabalhos com impressão fine art em canvas artist, gramatura 340, da Hahnemühle. Os trabalhos foram montados em chassi de madeira tratada, com dimensões aproximadas entre 30x40cm e 100x130cm.

Serviço:

O quê: Sobre árvores mortas e árvores secas, de Betinha Trevisan.

Quando: abertura 24 de junho, às 19h. Visitação até 9 de julho, de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h.

Onde: Helena Fretta Galeria de Arte. Rua Presidente Coutinho, 532, Centro, Florianópolis, fone: (48) 3223-0913.

Quanto: gratuito.

› FONTE: FIFO LIMA press

Comentários