Impacto nas vendas no crediário é similar ao projetado em pesquisa prévia
O volume de consultas ao Sistema de Proteção ao Crédito (SPC/SC) na semana que antecedeu o dia dos namorados teve queda de 2,1% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Os números foram divulgados pela Federação das CDLs de SC (FCDL/SC) e mostram que o cenário é semelhante ao recuo de 1,3% projetado pela pesquisa de intenção de compras e divulgado pela entidade em parceria com a Fecomércio/SC, cujo resultado só será conhecido na próxima semana, quando ambas divulgarão a pesquisa de resultados de vendas.
Apesar do movimento maior nas lojas, tanto em função da data especial quanto pela queda brusca nas temperaturas – o que impulsionou as vendas em lojas de eletrodomésticos, confecções e artigos de cama, mesa e banho – o total de compras não foi suficiente para alavancar os resultados do comércio.
Para Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, as condições climáticas animaram as vendas no mesmo período e ajudaram a fazer com o que o recuo não fosse maior. "A situação econômica ainda não é favorável, mas mostra que o consumidor catarinense aos poucos está se tornando mais otimista e voltando a investir. O impacto certamente só não foi pior por conta da chegada do frio, o que movimentou a venda do vestuário", avalia o dirigente.
Os números nacionais apontam que a queda das vendas chegou a 15,23% no comparativo com o mesmo período do ano passado. O dia dos namorados é a terceira data mais lucrativa para o comércio, ficando atrás somente do Natal e do dia das mães.
› FONTE: PalavraCom