Novo sistema foi inaugurado na manhã desta terça-feira quando os semáforos foram acionados em tempo real
Dos anos 60 para o século 21. Este foi o salto que Florianópolis deu na área de mobilidade urbana com a inauguração da primeira Central de Monitoramento de Trânsito da história da cidade. Na manhã desta terça-feira, 24, em tempo real, os semáforos dos Ingleses, por exemplo, foram acionados com apenas um clique.
No mesmo dia já começam a trabalhar os 20 controladores que irão monitorar as ruas dia e noite da central, instalada no primeiro andar da sede da Secretaria de Segurança e Gestão do Trânsito, na rua Deodoro, no Centro.
"Quando assumimos, um semáforo só poderia ser acionado ou recuperado por um operador que tinha que ir até o local com sua maleta de ferramentas. Só sabíamos de um problema se passássemos pelo semáforo. Agora tudo se resolve com apenas um clique, em tempo real, desta sala.", afirmou o prefeito.
Agilidade e precisão
Autoridades da área da segurança acompanharam a apresentação do novo sistema, que entre os principais ganhos estão: o tempo de resposta para solução de conflitos, a visualização do mapa da cidade com todas as informações do que está ocorrendo no trânsito e a possibilidade de agir sem precisar ir até o local.
"Tínhamos um projeto cinematográfico ao custo de R$ 36 milhões e conseguimos chegar a um no valor de R$ 5,5 milhões sob medida para cidade. Não queríamos luxo, queríamos eficácia e a meta foi alcançada", lembrou Raphael de Bonna Dutra, ex-secretário da pasta que acompanhou o andamento de todo o projeto.
O valor do investimento vem de recursos próprios da Prefeitura, que está dando o primeiro passo de uma série de medidas que estão por vir.
"Este é só o começo, temos muito a avançar. Fechar parcerias com as todas as áreas de segurança para obtermos o máximo de imagens de câmeras, instalar mais contadores de tráfego – hoje de 137 cruzamentos temos 60 com a contagem de veículos – enfim, temos a melhor tecnologia disponível e vamos trabalhar para obter o máximo dela", diz o diretor de operações de trânsito, Leandro Marques.
O início
O trabalho para instalação dos novos equipamentos começou em janeiro. De lá para cá, a cidade ganhou 137 sistemas de controle de trânsito, que funcionam como CPU´s de computadores, onde softwares de última geração controlam os 630 semáforos da cidade.
Entenda como funciona
- A empresa especializada em tecnologia instalou 137 sistemas de controle de trânsito, espalhados em áreas estratégicas da cidade. O mesmo utilizado em grandes metrópoles, como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.
- Estes sistemas ficam dentro de caixas no solo e não são percebidos pelos motoristas. Elas funcionam como CPU´s de computadores, onde softwares de última geração irão controlar 630 semáforos da cidade.
- Na central de monitoramento, seis telas em LED (chamadas tecnicamente de videowall – pois possuem tecnologia superior às de televisão) funcionam como "telas de computador", das 134 "CPU´s" espalhadas pela cidade.
- Nas telas estarão todos os 630 semáforos da cidade, enviando informações em tempo real sobre o trânsito, dia e noite. Com apenas um clique, os agentes de trânsito poderão alterar a sincronia de um semáforo, fazendo o trânsito fluir na direção que for necessário.
Como interagir
Os motoristas que estiverem em congestionamentos (em vias municipais) poderão interagir com os agentes pelo número 153 da Guarda Municipal – relatando problemas ou filas fora do comum.
› FONTE: PMF