O governador Raimundo Colombo e secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, participaram, em Florianópolis, da cerimônia de entrega da Medalha de Mérito da Defesa Civil Colombo Machado Salles/Fotos: James Tavares/Secom
O governador Raimundo Colombo e secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, participaram nesta quinta-feira, 19, em Florianópolis, da cerimônia de entrega da Medalha de Mérito da Defesa Civil Colombo Machado Salles
O mérito reconhece personalidades e instituições que tenham se destacado por relevante participação nas atividades da Defesa Civil. O ato faz parte da programação da Semana Estadual de Ações de Proteção e Defesa Civil e marca os 43 anos da instituição no estado.
“Prevenção é isso, nunca baixar a guarda. Está sempre prestando atenção, acompanhando, treinando, habilitando-se para, quando houver emergência, ter todos os instrumentos e informações para proteger a vida das pessoas e o patrimônio. Nesses 43 anos, Santa Catarina construiu uma história de proteção e de boa estrutura, que melhoram cada vez mais. A homenagem é a forma de manter este trabalho ativo, além de motivar e reconhecer todos aqueles que ao longo do tempo construíram essa cultura de Defesa Civil em SC”, disse Colombo.
A escolha dos homenageados é realizada por uma comissão especial composta por equipe técnica da secretaria. “A Defesa Civil tem grandes desafios de proteção. Por isso, somos gratos pelas pessoas que têm ajudado. O nosso foco está na informação, na prevenção e na redução dos riscos e desastres naturais. Por meio do Pacto por Santa Catarina, estamos investindo cerca de R$ 1 bilhão no combate às cheias, fenômeno que está entre os que mais castigaram o estado ao longo dos anos. Muitos outros investimentos estão sendo executados, todos na busca pela melhoria e proteção dos trabalhos que são prestados à população”, enfatizou o secretário Hobus.
Os homenageados
Para a edição deste ano, os escolhidos foram o diretor do Departamento de Reabilitação e Reconstrução da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Paulo Roberto Farias Falcão; a coordenadoria municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí, representada no evento pelo coordenador Everlei Pereira; o coronel da reserva remunerada Waldir Weingartner, ouvidor da Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina; a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), representada por Tominaga Kenichiro; e a gerente de Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, Suzana Zeccer.
Suzana Zeccer recebeu a homenagem pelos serviços prestados no controle da proliferação em SC do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. “É uma homenagem para a Secretaria da Saúde e a todos os profissionais que trabalharam e se empenharam no controle do Aedes aegypti. Infelizmente, tivemos este ano uma epidemia em alguns municípios. Mas este é um reconhecimento a todos que procuram diminuir esse risco para a saúde pública de Santa Catarina. A Defesa Civil foi uma grande parceira”, afirmou.
“A homenagem representa um reconhecimento do trabalho que é feito em conjunto com as equipes da Defesa Civil do Estado e municípios. Um trabalho que tem evoluído ao longo do tempo e que busca melhorar o atendimento à população atingida pelos desastres naturais. A Defesa Civil de Santa Catarina é considerada uma das mais organizadas do país”, destacou diretor do Departamento de Reconstrução e Reabilitação da Secretaria Nacional da Defesa Civil, Paulo Roberto Farias Falcão, que também recebeu o mérito.
Medalha do Mérito Governador Colombo Machado Salles
Foi instituída pelo governador Luiz Henrique da Silveira por meio de decreto, em 16 de maio de 2008. O nome homenageia o professor e ex-governador Colombo Machado Salles, responsável pela criação da Defesa Civil de Santa Catarina. A honraria visa reconhecer e enaltecer o trabalho de coordenação das ações de emergência e resposta aos atingidos por catástrofes naturais. Entidades, empresas e milhares de voluntários já prestaram auxílio à Defesa Civil durante estes eventos.
Seminário Internacional
Um dos objetivos da Semana Estadual de Ações da Defesa Civil em 2016 é discutir assuntos que estão presentes no cotidiano das pessoas e preparar órgãos públicos, cidadãos e formadores de opinião para o serviço de proteção. A Semana Estadual de Ações de Defesa Civil foi criada através da Lei nº 14.706, de 21 de maio de 2009, e é comemorada de 18 a 24 de maio. No dia 18 de maio é comemorado em Santa Catarina o Dia de Ações de Defesa Civil. O Seminário Internacional de Defesa Civil está sendo realizado no auditório da FAED na Udesc (Avenida Madre Benvenuta, 2007, no Itacorubi), em Florianópolis.
Veja a programação completa da Semana Estadual de Ações de Proteção e Defesa Civil no site da Defesa Civil.
› FONTE: Secretaria de Estado de Comunicação - Secom