Florianópolis, sediará o XXII CONAMERCO e VII SEAMERCO a partir desta quarta-feira
Serão quatro dias de extensa programação. Os eventos são promovidos pelos Conselhos Regionais de Administração de SC, RS, PR e Conselho Federal de Administração.
Em 26 de março de 1991, os então presidentes Fernando Collor de Mello (Brasil), Luis Lacalle (Uruguai), Andrés Rodriguez (Paraguai) e Carlos Saúl Menem (Argentina) assinaram o documento que dava origem ao Mercado Comum do Sul (Mercosul). Para celebrar a data, os Conselhos Regionais de Administração de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, além do Conselho Federal de Administração, aceitaram o desafio de promover dois grandes eventos de interação entre as nações, o XXII Congresso de Administração do Mercosul (CONAMERCO) e, de forma conjunta, o VII Seminário de Mediação do Mercosul ( SEAMERCO)."É com enorme satisfação que recebemos esta missão, com programação focada na ciência da Administração, com temas específicos para os segmentos público, privado e educacional", destaca o presidente do CRA-SC, Evandro Fortunato Linhares.
Um quarto de século depois da criação, o Mercosul traz números positivos para os membros. O Brasil, por exemplo, tem nos participantes sua maior fonte de renda proveniente de exportações de alto valor agregado, como o setor automotivo. Em 1991 antes da assinatura do termo a arrecadação brasileira com os 4 países, era de US$ 4,5 bilhões por ano, atualmente os lucros chegam a US$ 30,3 bilhões.
O encontro abre espaço com o propósito de dar sentido à atualização do conhecimento sobre o ambiente econômico, administrativo e de ensino nos países integrantes do bloco. "É honroso para o Sistema CFA/CRAs sediar os dois mais portentosos eventos da área, na América-Latina. O XXII CONAMERCO e o VII SEAMERCO engrandecerão, não apenas Florianópolis, mas o Brasil, a comunidade brasileira de Administração e todo nosso continente", enaltece o presidente do Conselho Federal de Administração, Sebastião Luiz de Mello.
Com sede em Montevidéu, o &8232;Mercado Comum incluiu apenas um membro pleno desde a formação, a Venezuela, que entrou para o grupo em 2012, fato que gerou polêmica devido a manobra política de suspensão do Paraguai durante um ano, país declaradamente contra a aceitação da nação, comandada na época por Hugo Chávez. Além dos membros plenos ainda são cinco países associados: Chile, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru; e dois observadores: Nova Zelândia e México.
Programação
Entre os destaques da programação está a palestra de abertura no dia 18 de maio, a partir das 19:30h, do especialista em Gestão Pública, Paulo Storani, ex-capitão do BOPE. Storani serviu de inspiração para o personagem Capitão Nascimento, no filme Tropa de Elite. A programação contempla ainda grandes temas ligados ao universo da administração, como Governança Corporativa, o Ensino da Administração na América Latina, Sustentabilidade e Riscos Globais, bem como o debate ampliado sobre cases de Gestão Pública nos países do Mercosul. Os empreendedores também terão programação especial, o administrador Bruno Perin falará sobre os mitos, verdades e potencialidades dos startups, na palestra "O Papel dos Administradores no Desenvolvimento das Startups".
A proposta dos Conselhos é fomentar e influenciar o debate entre os públicos que participam do amplo e fértil universo da Administração, oferecendo-lhes uma visão diversificada e consistente da atualidade nos mundos empresarial e governamental, provocando intensa troca de ideias, debates e novos conhecimentos a todos os profissionais participantes.
As inscrições para o evento podem ser feitas diretamente pelo site: www.conamerco2016.com.br
XXII CONAMERCO e VII SEAMERCO
Data: 18 à 21 de maio
Local: Auditório Associação Catarinense de Medicina (ACM).Florianópolis Acesse:www.conamerco2016.com.br
› FONTE: Doc.Comuniação