Até as 20h de segunda-feira, 2, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aceitará inscrições para as 1.056 vagas do Vestibular de Inverno 2016, em www.vestibular.udesc.br
Já a taxa para fazer as provas, de R$ 95, poderá ser paga em agências bancárias, caixas eletrônicos e internet banking até terça-feira, 3.
Uma das novidades desta edição é a oferta de 30 vagas para o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, com duração de cinco anos e aulas de manhã e de tarde.
Até 2015, o curso de graduação era oferecido como Engenharia Ambiental, mas passou por reforma curricular e mudança de nomenclatura para ampliar a área de formação dos acadêmicos.
Agora, será possível preparar profissionais para atuar na área ambiental e também de saneamento em geral, com competências e habilidades referentes à administração para elaboração de estudos ambientais, laudos e perícias.
O engenheiro ambiental e sanitarista pode trabalhar, por exemplo, no setor industrial, na agroindústria, no saneamento, no controle ambiental, em pesquisa e em órgãos governamentais.
Provas e demais cursos
O Vestibular de Inverno ocorrerá em 5 de junho, das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30, em oito cidades: Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento do Sul. A confirmação dos locais de cada município será divulgada a partir de 20 de maio.
Esta edição também tem vagas para cursos gratuitos (confira mais informações) em:
Balneário Camboriú: Administração Pública e Engenharia do Petróleo;
Chapecó: Enfermagem e Zootecnia;
Florianópolis: Administração (vespertino ou noturno), Administração Pública (matutino ou noturno), Ciências Econômicas, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Fisioterapia, Geografia (Bacharelado), História (Licenciatura) e Pedagogia;
Ibirama: Ciências Contábeis, Engenharia de Software e Engenharia Sanitária;
Joinville: Ciência da Computação, Engenharia (Civil, Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica), Física, Matemática, Química e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
Lages: Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária;
Laguna: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas (opção Biodiversidade) e Ciências Biológicas (opção Biologia Marinha);
Pinhalzinho: Engenharia Química;
São Bento do Sul: Engenharia de Produção Mecânica e Sistemas de Informação.
As 1.056 vagas oferecidas representam 75% do total, pois as 25% restantes serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Todas as turmas começarão a ter aulas no segundo semestre deste ano.
A Udesc manterá o sistema de cotas no vestibular pelo Programa de Ações Afirmativas. Do total de vagas por curso, 30% estão reservadas: 20% para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições públicas de ensino e 10% para candidatos negros.
Conteúdo da seleção
A Udesc recomenda a todos os candidatos que leiam o edital com bastante atenção para encontrar informações detalhadas do Vestibular de Inverno.
Na manhã de 5 de junho, os candidatos terão de responder 50 questões objetivas, sendo 14 de Biologia, 14 de Matemática, 14 de Português e oito de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).
À tarde, haverá redação com tema relacionado a atualidades, conhecimentos gerais e obras literárias indicadas no programa das disciplinas, além de outras 50 questões objetivas: 14 de Física, 14 de Química, 11 de História e 11 de Geografia.
Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria do Vestibular: telefones (48) 3664-8089, 8090, 8091 e 8092, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e e-mail [email protected].
Acompanhe as novidades do vestibular pelo Facebook, pelo Instagram e pelo Twitter.
› FONTE: Governo do Estado de SC