Um grupo de 26 auditores internos da Secretaria de Estado da Fazenda percorre nesta segunda e terça-feira, 18 e 19, 50 escolas da rede estadual de ensino na Grande Florianópolis para inspecionar a adequação da merenda escolar
A operação Merenda Escolar inaugura o projeto Auditoria Cidadã, desenvolvido pela Diretoria de Auditoria Geral (Diag) da Fazenda com o objetivo de fiscalizar os serviços e obras do Governo do Estado. “Nós seremos os olhos do cidadão e levaremos suas demandas para solução das áreas responsáveis. Queremos atestar se a administração pública vem prestando serviços de forma satisfatória”, afirma Augusto Puhl Piazza, diretor da Diag.
Na operação, os auditores internos vão verificar se o serviço está sendo oferecido regulamente aos alunos matriculados; verificar se a manipulação e o armazenamento dos alimentos estão adequados; e avaliar a satisfação dos alunos quanto à qualidade das refeições fornecidas. Para aproveitar a ida às escolas, os auditores também vão verificar possíveis turmas sem aula e identificar o motivo, tais como falta de professores, problemas estruturais e obras em andamento. O trabalho será feito por meio da aplicação de um checklist e de uma pesquisa de satisfação com os alunos. "Após as operações, caso constatada alguma irregularidade, o diretor da escola será imediatamente notificado a sanar o item sob sua responsabilidade. Além disso, será enviado um relatório de inspeção à Secretaria de Educação e à empresa contratada para que providenciem a resolução de possíveis problemas", acrescenta Piazza.
Novas operações estão programadas para 2016 com o objetivo de inspecionar serviços e obras estaduais. “O projeto Auditoria Cidadã é de extrema importância porque, ao inspecionar e cobrar resultados do próprio governo, contribui para melhorar a qualidade da gestão e do gasto público. A função do auditor interno é essencial para aproximar os gestores públicos dos anseios da sociedade”, destaca o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni.
Operação Merenda Escolar / Operação Volta às Aulas
- 18 e 19 de abril
- 50 escolas da Grande Florianópolis
- 12 municípios: Águas Mornas, Angelina, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Major Gercino, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista, São José e Tijucas.
- 26 auditores internos
Auditoria Cidadã
O que é o projeto: são trabalhos de auditoria na forma de inspeções in loco para verificar a qualidade de serviços e obras do Governo do Estado, tais como: merenda escolar, exames em hospitais, serviços de atendimento ao público (IGP, Detran, Sine, PM), obras feitas com recursos de transferências voluntárias aos municípios e entidades. A meta da Diretoria de Auditoria Geral, vinculada à Fazenda, é fazer uma operação por mês.
Objetivos: aferir se a administração pública estadual vem prestando serviços de forma satisfatória e regular e entregando produtos e obras de qualidade à sociedade catarinense.
Quem será beneficiado: o cidadão que usa os serviços do Governo do Estado e, indiretamente, a própria administração pública estadual que, a partir dos relatórios das inspeções, pode promover melhorias em seus serviços e obras.
Resultados esperados: identificar a real percepção dos cidadãos em relação aos serviços, produtos e obras e inibir irregularidades e problemas que possam prejudicar o cidadão e a imagem institucional do Estado.
› FONTE: Governo do Estado de SC