Os novos coordenadores regionais, que vão atuar no Norte e Meio-Oeste do Estado foram conhecidos nesta quinta-feira, 14, durante reunião em Florianópolis com o secretário adjunto de Estado, Rodrigo Moratelli
Os municípios que passam a contar com os coordenadores são Jaraguá do Sul e Concórdia. Os dois nomes são do Corpo de Bombeiros Militar.
Em Concórida, quem assume é Adilson de Oliveira. Oliveira vai responder pelos municípios de Concórida, Arvoredo, Xavantina, Ipumirim, Paial, Seara, Itá, Arabutã, Lindóia do Sul, Irani, Jaborá, Presidente Castello Branco, Peritiba, Ipira, Piratuba e Alto Bela Vista. Os municípios eram atendidos pelos coordenadores regionais de Xanxerê, Joaçaba e Chapecó.
Já em Jaraguá do Sul, quem vai atender a região, é Osvaldo Gonçalves. Gonçalves que também é bombeiro militar será responsável pelos municípios de Corupá, Jaraguá do Sul, Schroeder, Guaramirim, São João do Itaperiú e Barra Velha . Antes, as cidades recebiam atendimento do coordenador regional de Joinville.
A Defesa Civil trabalha com 20 coordenadores regionais para atender 295 municípios. Os coordenadores são o braço da Defesa Civil, sediada em Florianópolis, durante os eventos severos registrados. A experiência de alguns, como bombeiros e policiais, facilitam o trabalho de campo, no gerenciamento de crise, junto às administrações municipais.
Adilson de Oliveira - Concórdia (esquerda) / Osvaldo Gonçalves - Jaraguá do Sul
Moratelli aproveitou o encontro para discutir as ações da Defesa Civil em Santa Catarina. “A intenção é que os coordenadores acompanhem nossos projetos e que possam caminhar junto, durante a execução dessas obras", destacou.
O avanço no número de coordenadores da Defesa Civil do Estado é uma prerrogativa legal do Estado, prevista em Decreto de 2013. Além do documento, o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, se empenhou para garantir a atuação dos profissionais. “Os coordenadores estão próximos dos prefeitos e podem ajudar no gerenciamento da crise. Por isso é tão importante termos a equipe totalmente definida”, pontuou.
› FONTE: Governo do Estado de SC