O governador Raimundo Colombo esteve reunido na tarde desta quinta-feira, 14, no Centro Administrativo, em Florianópolis, com o coordenador do Núcleo Extensionista Rondon da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Alfredo Balduíno Santos
No encontro, foi apresentado o programa que desde 2010 possibilitou o intercâmbio de mais de 225 mil acadêmicos, inserindo a universidade em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários do Estado catarinense. O projeto já esteve presente em 108 cidades do Estado, em mais cinco municípios de Goías, três no Paraná e um na Argentina.
“É um programa importante para o desenvolvimento dos municípios e para os acadêmicos. Conheci de perto esse programa no município de Trombudo Central e vamos ajudar na continuação com o apoio da Secretaria de Assistência Social. Temos que ter humildade para aprender e coragem para mudar”, disse Colombo.
O Núcleo foi criado pela Portaria nº 1192/2010 para promover a interação entre a sociedade e a comunidade acadêmica como também na promoção de ações que contribuirão com o desenvolvimento das cidades onde ocorrem as atividades.
“Buscamos a garantia da interdisciplinaridade, da interação entre a Universidade e a sociedade, primando pela qualidade. Os participantes são acadêmicos que terão sua participação no currículo”, destacou o coordenador.
As atividades são realizadas pelos 12 centros da Udesc nas áreas de extensão em comunicação, cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e trabalho. A metodologia de trabalho é por meio de oficinas com carga horária de no mínimo duas horas, de acordo com cada município. “Estimulamos a participação da comunidade em geral na cultura local, visando seu desenvolvimento e por fim ampliar possibilidades de oportunidades de trabalho e renda através da cultura local”, concluiu Alfredo.
› FONTE: Governo do Estado de SC