A Feira AgroPonto terá aumento do espaço físico e do número de animais apresentados em 2016
Em sua 6ª edição, a expectativa é de que a feira atraia mais de cem mil pessoas ao Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma, entre os dias 17 e 21 de agosto. As novidades foram apresentadas durante o lançamento da AgroPonte, nesta segunda-feira, 11, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional e contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.
Este ano, os organizadores da AgroPonte esperam superar as marcas de 2015, quando foram fechados R$ 50 milhões em negócios. O evento reúne a 6ª Feira do Agronegócio & Agricultura Familiar e a 4ª Feira de Exposição Estadual de Animais. Nesta edição, cerca de 40 cooperativas, sendo a grande maioria de agricultores familiares, poderão expor seus produtos e ampliar seu mercado. Segundo o organizador da feira, Willi Backes, a AgroPonte já está consolidada na região Sul e recebe visitantes também do Paraná e do Rio Grande do Sul.
A Feira Estadual de Animais contará com mais de 600 ovinos, bovinos, caprinos, suínos, peixes, além de outras espécies. Também acontecerão leilões de bovinos, palestras e seminários técnicos, apresentações e participação das cooperativas familiares do Sul do estado. O secretário da Agricultura Moacir Sopelsa destaca que a feira representa a força do agronegócio catarinense. “Um terço da economia do estado é baseado na cadeia do agronegócio. E a secretaria, por meio de convênios, apoia a realização deste evento que é tão representativo para o setor no Sul catarinense. Durante os cinco dias, os agricultores trocam experiências, conhecem novas tecnologias e aperfeiçoam o trabalho no campo”, ressalta Sopelsa.
O secretário executivo do SC Rural, Julio Bodanese, anunciou que, durante a AgroPonte, serão realizados seminários e palestras voltados para os beneficiários do Programa. SC Rural, Nesta terça-feira, 12, o secretário Moacir Sopelsa, acompanhado do secretário executivo do Programa SC Rural, Julio Bodanese, irá conhecer empreendimentos apoiados pelo programa na região. Estão previstas visitas a uma propriedade produtora de leite e uma unidade de produção de trutas nos municípios de Siderópolis e Treviso. Além de uma vistoria ao projeto de readequação de estradas rurais.
Agenda
10h: visita à propriedade de Silesio de Meneck – Siderópolis – propriedade leiteira que recebeu investimentos do SC Rural e trabalhos de extensão através da Epagri e Cidasc, com certificação sanitária livre de brucelose e tuberculose
11h: vistoria ao projeto de readequação de estradas no município de Siderópolis financiado pelo SC Rural em andamento – prefeito Hélio Cesa
11h30: visita à unidade de produção de trutas e Pousada Santo Antônio - Beatriz e Giovane Ariatti, beneficiários do SC Rural – Treviso.
› FONTE: Governo do Estado de SC