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Intenção de gastos para o Dia das Crianças cresce apenas 4,3%

Publicado em 10/10/2013 Editoria: Economia Comente!


O consumidor catarinense deve gastar, em média, R$ 149,78 com presentes para o Dia das Crianças - imagem Photl.com

O consumidor catarinense deve gastar, em média, R$ 149,78 com presentes para o Dia das Crianças - imagem Photl.com

Cauteloso, o catarinense deve gastar, em média, R$ 149,78 com presentes para o Dia das Crianças, em 2013, um pequeno crescimento em relação ao gasto médio do ano passado, que havia sido de R$ 143,53 (apenas 4,3%, abaixo da inflação dos últimos 12 meses, que foi de 6,09%).
 
A pesquisa de intenção de compras para a data, realizada pela Fecomércio SC entre os dias 27 e 29 de setembro, em sete municípios, revelou que Itajaí é a cidade onde os entrevistados esperam gastar mais, com R$ 194,06 por consumidor. Na relação dos presentes, os brinquedos têm a preferência com 63,3%, seguido
por roupas com 29% e eletrônicos com 6%.
 
Foram entrevistadas 2.765 pessoas na pesquisa, em locais de grande fluxo nos municípios de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí. De acordo com a pesquisa, o perfil do consumidor é majoritariamente feminino (70,7%), com idade entre 18 e 45 anos (79,2%) e grau de escolaridade de ensino médio completo (42,6%).
 
Mesmo com uma expectativa de gasto real menor do que a do ano anterior, a maior parte dos entrevistados (47,4%) disse estar em situação financeira melhor este ano do que no ano anterior. Outros 39,1% declararam que sua situação permaneceu igual, enquanto que 12,6% afirmaram que sua saúde financeira piorou em 2013.
 
Os consumidores catarinenses não pretendem fazer dívidas com as compras do Dia das Crianças: 75,9% disseram que devem pagar à vista, sendo que, deste total, 62,6% vão usar dinheiro, 5,3% cartão de débito e 8% à vista no cartão de crédito. Os que pretendem parcelar no cartão de crédito representam 17,9% dos consumidores. O comércio de rua vai ser a opção da maioria dos catarinenses (72,8%), seguido pelos shoppings centers (16,4%).
 
A cautela dos consumidores se confirma pelo fato de que 65% dos entrevistados disseram que iriam pesquisar os preços e 76,5% responderam que não levariam as crianças na compra, para não ficarem sujeitos aos apelos infantis pelos produtos mais caros.
 
A Fecomércio também quis saber qual o parentesco dos consumidores catarinenses com as crianças presenteadas: a maioria presenteará os filhos (46%), seguidos pelos sobrinhos (26,2%), pelos afilhados (18,9%) e pelos netos (12,1%). A soma das respostas é superior a 100% já que uma mesma pessoa pode presentear mais de uma criança.
 
 
 

› FONTE: Fecomércio

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