Os instrumentos de segurança no trânsito substituem o antigo sistema eletrônico de controle de velocidade
A secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, através do Departamento de Trânsito, está instalando mais 16 faixas elevadas e lombadas no centro histórico e em outros cinco bairros: Caminho Novo, Pagani, Madri, São Sebastião e Pedra Branca.
O novo mecanismo está substituindo as lombadas eletrônicas, radares e pardais, que foram desativados no ano passado. A decisão foi tomada por que a administração entende que os equipamentos eletrônicos apenas registravam multas, mas não cumpriam a função principal de disciplinar o trânsito, reduzir velocidade e impor segurança.
A Prefeitura já contabiliza números positivos com a ação, desde a implantação das faixas, não foram mais registrados acidentes graves e nem desrespeito às normas de trânsito, em relação à velocidade.
"Optamos por reduzir a velocidade, priorizando os pedestres e impondo regras de segurança no trânsito. Nesse primeiro ano podemos constatar que o saldo foi altamente positivo, pois temos um trânsito seguro, sem precisar multar", opinou o prefeito.
Na escolha dos pontos de instalação das faixas elevadas, a Prefeitura prioriza os locais onde antes havia lombadas eletrônicas, principalmente perto de escolas e creches. Os trabalhos envolvem a Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão e Secretaria de Infraestrutura.
O secretário de Infraestrutura, Eduardo Freccia, explicou que as faixas vão sendo criadas gradativamente, de acordo com as necessidades, de modo a garantir um trânsito disciplinado, sem oferecer riscos aos pedestres.
› FONTE: Prefeitura da Palhoça