Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Agenda cultural movimenta o Círculo Artístico Teodora, em Florianópolis

Publicado em 18/03/2016 Editoria: Cultura Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Leituras dramáticas de grandes autores, cine clube infantil, saraus e contação de histórias  estão programados para o espaço comandado por artistas locais

"Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte". Inspirada na frase de Goethe a trupe que comanda o Círculo Artístico Teodora, espaço cultural no bairro Campeche, montou uma programação  diversificada, que promete movimentar o espaço neste primeiro semestre do ano. A agenda cultural do Círculo começa neste domingo (20), às 17 horas, quando os atores Margarida Baird, Claudia Venturi e José Ronaldo Faleiro farão uma leitura dramática de algumas cenas de Boda de Sangue, do poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca. Essa leitura, explica Margarida, possibilita a interpretação de textos que não teriam possibilidade de serem montados – seja pela quantidade de pessoas envolvidas ou pelas dificuldades de produção. "Essa forma de apresentar a peça permite que o espectador tenha o contato com uma grande obra e possa criar a imagem que lhe vier à cabeça, libertando-o da ideia geralmente estabelecida pelo encenador,"pontua a atriz.

A escolha por Bodas de Sangue, que fala de paixão, desejo, traição e tragédia, foi uma opção bastante pessoal de Margarida, que a seu favor argumenta que além do autor criar personagens intensos, a possibilidade de interpretá-los é um exercício fantástico. "Está no meu imaginário desde que estudei teatro", revela. Margarida chegou a fazer um trabalho com referências à peça - Feitiço Andaluz - dirigido por Wladimir Soares. "Nesse espetáculo, André Franzoni tocava um violão maravilhoso e eu até ousei alguns passos de flamenco," relembra entusiasmada.

Outra iniciativa retomada pelo Círculo Artístico é o Cine Clube Teodora, que tem o apoio da Fundação Francklin Cascaes, por meio do projeto Cinema nos Bairros. A programação aberta ao público é totalmente voltada para o público infantil e irá acontecer em dois domingos de cada mês, até agosto deste ano. A primeira sessão será no dia 03 de abril, às 17 horas, com a animação O Espantalho, de Alê Abreu - escolhido como um dos melhores curtas brasileiros em uma das edições do Anima Mundi.

Claudia Venturi, presidente do Círculo Artístico Teodora, informa que no calendário do espaço também estão previstas a apresentação de peças já encenadas e produzidas pelo grupo, como a La Bella Polenta e Urano quer Mudar, a produção e montagem do projeto do novo espetáculo Shakespireanas e iniciativas com narrativas de contos e atividades envolvendo crianças. "Também queremos movimentar e dinamizar o espaço com oficinas de teatro, música, performance e investir em iniciações a Astrologia e Tarô e prática de yoga", adianta Claudia. 

Serviço:

O que: Leitura dramática da peça Bodas de Sangue, de Federico García Lorca

Onde: Círculo Artístico Teodora - Servidão do Cravo Branco, 236 – bairro Campeche

Quando: Domingo (20), às 17 horas

Quanto: R$ 5,00

Mais informações: circuloartisticoteodora.blogspot.com.br

› FONTE: Fabiana Henrique

Comentários