A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (Dive/SC) foi notificada, no dia 13 de março, pela Secretaria de Saúde de Chapecó acerca da ocorrência de um caso suspeito de dengue que evoluiu para óbito
Informações preliminares relatam que o paciente deu entrada no Hospital Regional do Oeste no dia 11 de março, sendo transferido no dia seguinte, 12, para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed, onde veio a óbito no dia 13.
O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Santa Catarina (Lacen/SC) recebeu nesta segunda-feira, 14, quatro amostras de sangue para realização de diagnóstico laboratorial para dengue. Os resultados, até o momento, não apontam para a conclusão definitiva do diagnóstico, sendo necessário encaminhamento das amostras para o Instituto Adolpho Lutz de São Paulo – laboratório de referência em saúde pública — para a realização de exames complementares. A previsão é de que os resultados sejam divulgados na próxima semana.
Nesta segunda-feira, 14, uma equipe de epidemiologistas da Secretaria de Estado da Saúde, acompanhada pelo superintendente de Vigilância em Saúde, médico infectologista Fábio Gaudenzi, deslocou-se para Chapecó para auxiliar o município na investigação do caso. O objetivo é confirmar a etiologia do caso e avaliar os possíveis fatores associados ao óbito, seguindo protocolo definido pelo Ministério da Saúde para mortes suspeitas de dengue.
› FONTE: Governo do Estado de SC