A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação e o Ministério Público firmaram nesta semana um termo de cooperação técnica
Oficializado pelo secretário de Estado Geraldo Althoff e o procurador-geral de Justiça, Sandro José Neis, a parceria entre as instituições colocará em prática o desenvolvimento de soluções business intelligence (BI) de compartilhamento e monitoramento de informações, que serão atualizadas praticamente online.
O Ministério Público disponibilizará a tecnologia da ferramenta e a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, os relatórios atualizados de seu banco de dados., que envolve indicadores sociais da população catarinense. A partir daí será possível tomar decisões estratégicas conjuntas: Executivo e Ministério Público. A base de dados fornecida pela SST dará transparência à realidade social do Estado. Informações, que hoje ficam armazenadas em gabinetes, entrarão no sistema público e serão atualizadas em tempo real.
O termo BI surgiu na década de 80. Trata-se de uma arquitetura, uma coleção de banco de dados, e aplicações que suportam processos decisórios e são integrados operacionalmente, facilitando o acesso a dados de negócio. “Um conjunto de técnicas, funcionando como uma lente de oportunidades. Estamos falando sobre o desafio de gerir todos os dados sociais do Estado e apresentá-los de forma online”, especifica o procurador-geral.
A parceria apoiará o processo de tomadas de decisões, com o compartilhamento e o monitoramento dos bancos de dados. “É o futuro no presente. Só o tempo dirá o quanto ganharemos com este novo passo”, destaca o secretário Geraldo Althoff.
› FONTE: Governo do Estado de SC