Mais de 189 mil vidas catarinenses são atendidas pelo plano que conta com uma equipe de profissionais de medicina preventiva e ultrapassa os 7.600 prestadores credenciados
Em fevereiro, o plano dos servidores estaduais de Santa Catarina, o SC Saúde, completou quatro anos de gestão própria. Desde 2012, o gerenciamento do plano é 100% realizado pela Secretaria de Estado da Administração e com expertise compartilhada que auxilia no equilíbrio econômico, na elevação do nível de saúde dos segurados, agregando valor na melhoria da sua qualidade de vida, e no uso racional dos recursos.
"O SC Saúde traz um diferencial para a qualidade de vida do nosso servidor. Atua não apenas dando condições dignas de tratar as doenças, mas também em vários programas preventivos que fortalecem e auxiliam no bem-estar dos segurados", destaca o Secretário de Administração do Estado, João Batista Matos. Ele acrescenta que a Diretoria de Saúde do Servidor vem estudando planos de expansão da área dentro do universo de segurados. Um deles foi o convênio com a prefeitura de Florianópolis, com o acréscimo de 16 mil vidas seguradas.
Matos afirma, ainda, que a qualidade e credibilidade do SC Saúde são reconhecidas por usuários e prestadores, destacando-se entre os melhores planos disponíveis em Santa Catarina e atualmente é o que melhor paga os prestadores de serviço no Estado. "O plano já é referência nacional e constantemente somos procurados por outros administradores estaduais que querem conhecer o modelo gerencial", comemora.
O plano é destinado para servidores ativos e inativos do Poder Executivo, de suas autarquias e fundações, dos Poderes Judiciário e Legislativo, do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado e da Procuradoria Geral junto ao Tribunal de Contas.
Diferenciais
Atualmente, o SC Saúde é responsável por mais de 189 mil vidas seguradas. Para atender a demanda disponibiliza aos seus segurados 5.888 médicos, 1.073 clínicas, 149 hospitais, 125 serviços de diagnósticos por imagem e 390 laboratórios. O atendimento é 100% informatizado, o que evita o deslocamento do segurado para transcrição de guias ou autorização de exames e procedimentos. Além disso, as autorizações são concedidas em tempo real e em casos de maior complexidade, o tempo médio de resposta é de até dois dias úteis.
O SC Saúde dispõe também de 12 Centros de Atenção ao Segurado (CAS), que garantem cobertura em todo o Estado e cidades fronteiriças com atendimento presencial de segunda a sexta-feira. Outro canal aos segurados é o telefone 0800 644 6040, com atendimento 24 horas.
O plano, que é opcional, também se destaca no mercado por permitir a adesão dos filhos maiores de idade como agregados, por estabelecer contribuição mensal de acordo com a faixa salarial do servidor e ainda restringir o desconto da coparticipação de alguns procedimentos em 30% do respectivo valor. E o desconto mensal do segurado com a coparticipação não pode ultrapassar 20% do seu salário.
Prevenção
O programa de Medicina Preventiva do SC Saúde traz ações de promoção à saúde, diagnóstico, controle e monitoramento de doenças crônicas. São realizados telemonitoramento, visitas domiciliares, espaço saúde e grupos educativos. Entre os grupos formados, existem o de Controle do Tabagismo, de Educação Nutricional, de Corrida e Caminhada, de Aposentadoria, Grupo terapêutico Vida e Ciclo de Palestras. Atualmente, 13.903 beneficiários estão sendo atendidos com telemonitoramentos e visitas domiciliares. Em 2015, cerca de 20 mil segurados passaram por esses atendimentos.
› FONTE: Jaque Bassetto