Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Clube da Escrita do IFSC abre encontros à comunidade externa

Publicado em 22/02/2016 Editoria: Cultura Comente!


Foto: Divulgação/Clube da Escrita IFSS

Foto: Divulgação/Clube da Escrita IFSS

O Clube da Escrita do Câmpus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)  retomou suas atividades na  com uma novidade: agora, os encontros são abertos à comunidade externa. "É uma maneira de aproximar a comunidade do IFSC com a comunidade em geral. Por ser um espaço em que ocorrem trocas de experiência e de dicas relacionadas à escrita entre os participantes, o surgimento de uma relação duradoura entre participantes do IFSC e da comunidade externa é uma possibilidade real e que queremos muito encorajar. Além disso, o incentivo do exercício da escrita é muito importante para toda a sociedade, assim como tornar a escrita um ato prazeroso", explica Giovana Zanon Barbosa, aluna que criou o projeto em 2014.

 A ideia surgiu quando Giovana conversou com uma amiga que estuda nos Estados Unidos, onde clubes de escrita são mais comuns. Na época, a aluna do curso técnico integrado em Química fazia algo parecido com os amigos, mas online, no Facebook. Atualmente, quem ajuda Giovana a organizar o Clube é a também estudante do curso técnico em Química Kaori de Novaes Kawano.

Os encontros seguem uma regra simples: Giovana e Kaori preparam um tema  e decoram a sala de acordo. A decoração é para servir de inspiração. Mas como a ideia é proporcionar aos participantes um espaço em que eles estejam  completamente livres para escrever, sem obrigação de seguir formatos, métricas ou qualquer regra, esse tema é só uma sugestão de inspiração. "Eles podem escolher seguir o tema ou não", conta Giovana. A maior parte escreve à mão, mas quem preferir pode levar seu computador. Ao final, aqueles que se sentirem à vontade têm tempo para fazer a leitura dos trabalhos. Na primeira reunião de 2016, realizada no dia 17 de fevereiro, o tema foi "carta", usando como inspiração cartas escritas por poetas, músicos e por outros "palavreadores", como os participantes se autodenominam.

Para participar não é preciso inscrição prévia. Basta aparecer no Campus Florianópolis (Avenida Mauro Ramos, 950) às quartas-feiras, das 12h às 13h, no Labtexto (sala 13 da Ala Norte). Quem quiser mais informações pode entrar em contato pelos emails [email protected] e [email protected]. É possível acompanhar as atividades do grupo também pelo Facebook (https://www.facebook.com/clubedeescritaifsc/).

› FONTE: IFSC Campus Florianópolis

Comentários