Daqui a duas semanas, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) começa as atividades da Operação Alto Vale, que será a 11ª iniciativa desse porte com organização do Núcleo Extensionista Rondon (NER) e atenderá o número recorde de 25 municípios, todos vinculados às agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama, Ituporanga, Rio do Sul e Taió
A abertura da operação ocorrerá em 1º de março, em Ibirama, enquanto o encerramento será feito em 12 de março, em Rio do Sul. Nesse período, os municípios do Alto Vale do Itajaí receberão equipes formadas por 262 alunos, professores e técnicos da Udesc, além de representantes de sete instituições parceiras de ensino superior.
"As reuniões de formação das equipes já estão sendo realizadas e faremos uma reunião geral online em 25 de fevereiro, com a participação dos coordenadores e monitores de todos os centros da universidade", destaca o coordenador de Extensão da Udesc e do NER, Alfredo Balduíno Santos.
A Operação Alto Vale fará atividades nas oito áreas da extensão nacional: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.
Para executar essas ações, a Udesc terá o apoio de integrantes das universidadades federais da Fronteira Sul (UFFS) e de Santa Catarina (UFSC), do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), do Distrito Federal.
Além disso, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), de Minas Gerais, e a Faculdade de Medicina de Marília (Famema), de São Paulo, participarão de uma operação do NER pela primeira vez.
Sobre o NER
Desde 2010, ocorreram 10 operações do Núcleo Extensionista Rondon da Udesc, com cerca de 5,6 mil atividades, 1,9 mil extensionistas e quase 165 mil pessoas atendidas em 82 municípios de SC, seis do Paraná, cinco de Goiás e um da Argentina.
A última operação, Elpídio Barbosa, beneficiou mais de 24 mil pessoas de seis cidades do Norte Catarinense em julho de 2015. Confira todas as estatísticas.
› FONTE: Governo do Estado de SC