Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeita Adeliana Dal Pont assina ordem de serviço para início das obras do trapiche e revitalização do Balneário Guararema

Publicado em 11/02/2016 Editoria: São José Comente!


A empresa vencedora da licitação tem o prazo de cinco meses para finalizar os trabalhos

A prefeita Adeliana Dal Pont assinou a ordem de serviço para o início das obras de construção do trapiche e revitalização do Balneário Guararema, no bairro Ponta de Baixo. A cerimônia foi realizada na noite da última quinta-feira (4), no salão da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, com a presença de autoridades e da comunidade. O pedido de uma área de lazer e revitalização da orla da praia foi apresentado por moradores do bairro em audiências e no projeto Fala, São José!.

Durante o ato de assinatura, a prefeita Adeliana Dal Pont agradeceu a presença de todos e destacou que a administração municipal tem procurado trabalhar de forma coletiva para atender a comunidade. "Do mesmo jeito que fizemos o projeto desta obra, com a participação da associação de moradores, construímos o Parque Linear do Lisboa em uma área que abrigava uma vala com esgoto a céu aberto e que mudou a vida de muitas pessoas", apontou Adeliana.

A prefeita lembrou que esteve na comunidade em agosto do ano passado para apresentar o projeto aos moradores. "Estou muito feliz em vê-los aqui novamente e mais feliz em poder honrar meus compromissos, realizando o sonho de vocês. Talvez eu fosse mais popular se eu fizesse asfalto por toda a cidade, mas o meu investimento é nas pessoas, na saúde e na educação e eu não abro mão disso, mesmo diante de uma crise econômica que afeta todo o país", salientou Adeliana Dal Pont.

Com 77 metros na parte fixa e 36 metros flutuantes, o trapiche será construído com concreto e PVC para garantir a durabilidade e segurança do equipamento, que poderá receber embarcações de pequeno e médio porte, além de facilitar para os pescadores, que terão um espaço exclusivo para guardarem os barcos de pesca.

Para o secretário de Projetos Especiais, Rodrigo de Andrade, o projeto do trapiche e de toda a revitalização irá valorizar a Ponta de Baixo e fomentar a vocação turística e a gastronomia local. "Esta obra não beneficiará somente os moradores do bairro, a geração de empregos e renda afetará diretamente no desenvolvimento econômico de São José", ressaltou o secretário.

A presidente da Associação de Moradores da Ponta de Baixo, Rosana Machado, agradeceu em nome da comunidade e lembrou que os moradores apresentaram três prioridades para a Prefeitura, implantação do sistema de esgoto, que a Casan já está implantando; o trapiche e as áreas de preservação permanente, que estão inclusas no Plano Diretor da cidade. "Estamos muito contentes com essas ações que fortalecem a nossa associação", agradeceu Rosana.

Na orla da praia será construído um deck de 150 metros de comprimento e 2,5 metros de largura na extensão da faixa de areia, recuo para embarque e desembarque de transporte marítimo, quadra de vôlei de praia, academia ao livre para a prática de atividades físicas, mobiliário urbano com bancos, mesas e lixeiras, iluminação pública, pavimentação em paver, respeitando as normas de acessibilidade, sinalização e paisagismo.

O ex-prefeito de São José e ex-deputado, Gervásio Silva, afirmou que o projeto representa a realização do sonho dos moradores da Ponta de Baixo, que há muitos anos lutavam por esta obra. "Vocês podem se preparar para uma grande transformação na nossa cidade. Esta obra vai incentivar a prática de esportes náuticos e atrair muitos empresários de gastronomia e turismo", assinala Gervásio Silva.

O vereador Geraldo Swiech, que é morador do bairro, lembrou que na década de 70 a Ponta de Baixo era muito frequentada por banhistas, mas que a degradação do meio ambiente tornou a praia imprópria para banho. "A Ponta de Baixo é uma das praias mais bonitas pela mata nativa que ainda existe na região. A comunidade agradece o investimento", salienta o vereador.

A vereadora Sandra Martins, que também é moradora da comunidade, ressaltou que em 2013 a Associação de Moradores se reuniu com a prefeita Adeliana e, desde então, o processo evoluiu até chegar à assinatura da ordem de serviço. "A luta por esse projeto começou em 2005 e, finalmente, vou poder ver a ação ser executada. No que me compete como vereadora fiz a indicação para a realização da obra e inclui uma emenda no orçamento para a execução", afirmou a vereadora, ao destacar que a prefeita também é uma mulher de garra, de luta e que busca cumprir as promessas.

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de São José

Comentários