Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Clássicos em cartaz no Cinema do CIC em fevereiro

Publicado em 01/02/2016 Editoria: Cultura Comente!


No mês do Carnaval, o Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) segue com sua programação de clássicos do cinema mundial. As sessões são gratuitas e ocorrem todas as semanas, de quinta-feira a domingo, sempre às 20h. A realização é uma parceria entre Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e o curso de graduação de Cinema da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) - Unidade Pedra Branca.

Confira a programação do mês:

De 4 a 7 de fevereiro:

A estranha passageira

Direção: Irving Rapper

Duração: 117min

Ano: 1942

País: EUA

Classificação etária: 12 anos

Sessões: dias 4 e 6 de fevereiro (quinta-feira e sábado), às 20h.

Sinopse: A opressão de uma mãe toma a vida de sua filha mais nova até levá-la à beira da loucura. Após três meses de tratamento psiquiátrico, Charlotte ganha uma viagem para a exótica América do Sul, com parada no Rio de Janeiro. O filme teve três indicações ao Oscar: melhor atriz para Bette Davis, melhor atriz coadjuvante para Gladys Cooper (que faz a mãe dominadora) e trilha sonora para Max Steiner.

Feios, sujos e malvados

Direção: Ettore Scola

Duração: 115 min

Ano: 1976

País: Itália

Sessões: dias 5 e 7 de fevereiro (sexta e domingo), às 20h.

Sinopse: Vencedor do prêmio de melhor direção no 29º Festival de Cannes. Giacinto Mazzatella mora em uma favela de Roma, nos anos 1960, com a esposa, dez filhos e outros parentes, em um barraco de apenas três cômodos. O ávaro Giacinto guarda uma fortuna escondida na casa, que recebeu como indenização por ter perdido um olho em um acidente de trabalho e a família tenta roubar-lhe o dinheiro.

De 11 a 14 de fevereiro:

Andarilho do deserto

Direção: Nacer Khemir

Duração: 95min

Ano: 1986

País: Tunísia

Classificação etária: Livre

Sessões: dias 11 e 13 de fevereiro (quinta-feira e sábado), às 20h.

Sinopse: Primeiro filme da Trilogia do Deserto, teve a colaboração da aclamada diretora tunisiana Moufida Tlatli. Seguindo a tradição árabe de contar histórias e sua experiência como escritor, Khemir cria um cenário especial no qual um jovem professor assume a escola de um pequeno vilarejo no meio do deserto.

Danação

Direção: Béla Tarr

Duração: 116min

Ano: 1987

País: Hungria

Classificação etária: 16 anos

Sessões: dias 12 e 14 de fevereiro (sexta-feira e domingo), às 20h.

Sinopse: Entre estranhas paisagens e acontecimentos, elementos aparentemente banais de um triângulo amoroso. Karrer vive afastado do mundo e, agora, quer se aproximar da cantora do bar Titanic. Para isso, envolve o marido dela em seus negócios com a ajuda de seu amigo Willarsky. Mas os fatos acabam levando-o a uma esprial de alienação e infortúnio.

De 18 a 21 de fevereiro:

Espelho da alma

Direção: Robert Siodmak

Duração: 85min

Ano: 1946

País: EUA

Sessões: dias 18 e 20 de fevereiro (quinta-feira e sábado), às 20h.

Sinopse: um filme policial noir estadunidense de 1946, parte de uma série que o diretor alemão Robert Siodmak filmou para a Universal nos anos 1940. Este filme tem uma forte influência expressionista, e está centrado em uma intriga que ocorre entre duas irmãs gêmeas, vividas por Olivia de Havilland.

A bela e a fera

Direção: Juraj Herz

Duração: 83 min

Ano: 1978

País: Tchecoslováquia

Classificação etária: 14 anos

Sessões: dias 19 e 21 de fevereiro (sexta-feira e domingo), às 20h.

Sinopse: Julie é filha de um comerciante falido, sendo a única dentre as irmãs que opta por salvar a vida de seu pai, indo até um castelo em um bosque amaldiçoado, onde ela conhece um estranho ser. A princípio, ele quer matá-la, mas a beleza da jovem o impede disto. Embora proibida de vê-lo, ela começa a amá-lo, tornando-se este amor o único meio de resgatá-lo de sua maldição.

De 25 a 28 de fevereiro:

 

Lola

Direção: Rainer Werner Fassbinder

Duração: 113 min

Ano: 1981

País: Alemanha

Classificação etária: 16 anos

Sessões: dias 25 e 27 de fevereiro (quinta-feira e sábado), às 20h.

Sinopse: Em 1957–1958 em Coburg, na Alemanha Ocidental, durante a reconstrução do país arrasado pela Guerra, o empresário e empreiteiro de obras local Schukert enriquece através de métodos questionáveis que incluem a corrupção das autoridades municipais. Ele fica sabendo da chegada de um novo secretário municipal de obras, von Bohm, a quem considera um idealista e honesto funcionário, que se apaixona por Lola, a mais famosa prostituta da cidade.

Asas do desejo

Direção: Wim Wenders

Duração: 128 min

Ano: 1987

País: Alemanha

Classificação etária: 14 anos

Sessões: 26 e 28 de fevereiro de 2016 (Sexta e Domingo), às 20h

Sinopse: Na Berlim pós-guerra, Damiel (Bruno Ganz) e Cassiel (Otto Sander) são anjos que perabulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, eles lêem seus pensamentos e tentam confortar a solidão e a depressão das almas que encontram. Entretanto, um dos anjos, ao se apaixonar por uma trapezista (Solveig Dommartin), deseja se tornar um humano e experimentar as dores e alegrias de cada dia.

› FONTE: Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura

Comentários