A transição ocorre de forma automática e sem prejuízo aos servidores que já estão com exames ou cirurgias marcadas ou realizando algum tipo de tratamento
A partir de 1º de fevereiro, os servidores da prefeitura de Florianópolis e seus dependentes passam a ser atendidos pela rede credenciada do Plano SC Saúde, o mesmo utilizado pelos servidores do Estado de Santa Catarina. Desde a segunda-feira (25), os cartões do plano já estão disponíveis para a retirada nos postos de atendimento instalados na prefeitura, das 10h às 18h, e na Comcap, das 8h às 12hs e das 13h às 18h. No local, os segurados além de receber orientações também podem tirar dúvidas sobre os procedimentos médicos e agendamentos.
A transição ocorre de forma automática e sem prejuízo aos servidores que já estão com exames ou cirurgias marcadas ou realizando algum tipo de tratamento. “Quem se encaixa nessa situação deve procurar o Centro de Atenção ao Segurado (CAS) para que o seu exame ou cirurgia possa ser autorizado pelo sistema de gestão do SC Saúde e direcionado para a realização na rede credenciada”, explica o diretor do plano, Paulo Coelho.
Segundo Coelho, os pacientes crônicos em tratamento também devem procurar o CAS para uma avaliação do caso e encaminhamento para os médicos especialistas. Quanto às internações em curso durante a transição do plano, o segurado terá a continuidade do seu atendimento normalmente.
A rede de atendimento cobre os 295 municípios catarinenses, e o segurado tem reembolso pela Tabela SC Saúde em caso de atendimento de urgência/emergência fora do Estado.
Carências
Os servidores que já cumpriram todas as carências pelo plano anterior serão incluídos no SC Saúde como isentos. Já para quem apresenta pendências, a contagem será feita somente do período faltante. Quem aderir ao plano vindo de outros convênios deverá apresentar carta de carência que será analisada para validação.
Medicina Preventiva
Um dos diferenciais do Plano SC Saúde é que os segurados podem contar com uma equipe de profissionais especialistas em medicina preventiva, que estimulam o autocuidado por meio de telemonitoramentos, palestras, grupos educativos – educação nutricional, diabetes, grupo de preparação para aposentadoria -, visitas domiciliares entre outras ações. Em 2015, o programa atendeu mais de 20 mil segurados do Governo do Estado, entre visitas domiciliares e telemonitoramentos.
O programa tem uma equipe composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeuta, educador físico e técnicos de enfermagem.
SC Saúde
O plano SC Saúde já atende os servidores do Estado de Santa Catarina desde 2012. O número de vidas seguradas cresce a cada ano e atualmente ultrapassa 173 mil. Para atender a demanda, em todo o Estado o Plano SC Saúde dispõe de 5.888 médicos, 1073 clínicas, 149 hospitais, 125 serviços de diagnósticos por imagem e 390 laboratórios. Na Grande Florianópolis, o Plano dispõe de uma rede credenciada com 212 clínicas, 22 hospitais, 1.187 médicos, 25 serviços de diagnóstico por imagem e 52 serviços de diagnóstico laboratorial.
O atendimento é 100% informatizado, o que evita o deslocamento do segurado para transcrição de guias ou autorização de exames e procedimentos. Além disso, as autorizações são concedidas em tempo real e em casos de maior complexidade, o tempo médio de resposta é de até dois dias úteis.
O SC Saúde dispõe também de 12 Centros de Atenção ao Segurado (CAS), que garantem cobertura em todo o Estado e cidades fronteiriças com atendimento presencial de segunda a sexta-feira. Outro canal aos segurados é o telefone 0800 644 6040 com atendimento 24 horas.
› FONTE: Fábrica de Comunicação