Casos de virose podem ser causados pela falta de higienização nos reservatórios
A caixa d’água que não recebe a limpeza e cuidado adequado pode oferecer muitos riscos à saúde. Sem a higienização periódica, o local pode acumular resíduos e contaminar a água que, ao ser consumida, pode provocar mal estar como diarreias, vômitos e viroses. Basta ingerir pouca quantidade, seja ao escovar os dentes, tomar banho ou mesmo lavar alimentos, para que a pessoa adoeça. Além disso, a manutenção frequente dos reservatórios evita a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus.
Os imóveis na praia, ocupados sazonalmente, merecem atenção especial. Muitas vezes as caixas d’água são esquecidas e não recebem a manutenção necessária. Com a água parada por muito tempo, ocorre a perda de cloro, produto que protege da contaminação e evita o acúmulo de sujeira, mosquito e até pequenos animais que se depositam no fundo do reservatório. “Proprietários de casas e síndicos de condomínios devem ficar atentos. O recomendado é fazer a limpeza da caixa d’água a cada seis meses e o cuidado deve ser redobrado durante o Verão. Sempre verifique se a tampa do reservatório está bem fechada para evitar a entrada de qualquer tipo de mosquito ou sujeira”, destaca o especialista em hidráulica, Paulo Censi. Ele indica o passo a passo de como fazer a limpeza e desinfecção adequada da caixa d’água:
1- Feche o registro e esvazie a caixa d’água abrindo torneiras e dando descargas.
2- Feche a saída quando a caixa estiver quase vazia. Aproveite essa água para fazer a limpeza do reservatório, evitando que a sujeira não desça pelo cano.
3- Utilize panos, escova macia ou esponja para esfregar as paredes e o fundo da caixa. Nunca use sabão, detergente ou outros produtos.
4- Use balde e panos para retirar a água suja que restou da limpeza.
5- Com a caixa limpa, deixe entrar água até encher e adicione um litro de água sanitária para cada mil litros de água.
6- Aguarde por duas horas para efetuar a desinfecção do reservatório.
7- Esvazie a caixa. Esta água servirá para limpeza e desinfecção das canalizações e da residência.
8- Para finalizar, tampe a caixa d’água para que não entrem pequenos animais ou insetos.
9- Não se esqueça de anotar a data da limpeza do lado de fora da caixa para lembrar quando será necessária a próxima.
10- Finalmente abra a entrada de água.
Paulo Censi lembra ainda que é importante deixar correr a água depois da caixa limpa até que a água apresente um aspecto límpido. Em tempos de economia de água, uma dica é instalar produtos que ajudem neste quesito em torneiras, chuveiros e descargas, que chegam a diminuir o desperdício em até 50%. “Para torneiras e chuveiros a dica é fazer a instalação de redutores de vazão e para as descargas, a alternativa é utilizar mecanismos com duplo acionamento, que podem substituir sistemas antigos de maneira fácil e rápida”, recomenda o especialista.
› FONTE: Oficina das palavras Assessoria de Imprensa