Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Fundação Catarinense de Cultura amplia prazo de inscrições para estágio supervisionado em conservação de bens culturais móveis

Publicado em 28/01/2016 Editoria: Cultura Comente!


A Fundação Catarinense de Cultura, por meio do Ateliê de Conservação/Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor), oferece 10 vagas para estágio supervisionado em conservação de bens culturais móveis. As inscrições ocorrerão de 16 de novembro de 2015 a 10 de fevereiro de 2016, até as 23h59min (horário de Brasília), e podem ser feitas pelo link goo.gl/forms/KdGfpsAr62.

Além dos dados solicitados no formulário on-line, cada candidato deverá redigir um texto dissertativo baseado na sua experiência profissional cotidiana e em referências bibliográficas, conforme os critérios estabelecidos no edital disponível abaixo desta matéria, e enviar o e-mail [email protected].

Do total oferecido, sete vagas são destinadas a representantes das regiões museológicas de Santa Catarina (Sul, Norte, Grande Florianópolis, Serra, Meio Oeste, Oeste e Vale do Itajaí), ligados diretamente à conservação do acervo dos respectivos museus onde trabalham. Será dada prioridade para funcionários efetivos que trabalhem diretamente com o acervo museológico de instituições que possuem acervo em risco ou em processo de degradação, e que estejam cadastradas no Sitema Estadual de Museus (SEM/SC). As outras três vagas do Estágio Supervisionado serão distribuídas entre pessoas que trabalham diretamente com acervos de relevante interesse histórico/cultural do estado de Santa Catarina.

A FCC desenvolve desde o ano de 1995 o Estágio Supervisionado e tem por objetivo capacitar profissionais para análise, diagnóstico e atuação na conservação preventiva de bens culturais móveis. As aulas serão ministradas mensalmente na sede da FCC, em Florianópolis, com o total de 140 horas/aula.

A divulgação dos selecionados será publicada no site da FCC até o dia 26 de fevereiro de 2016. Dúvidas poderão ser esclarecidas pelos telefones (48) 3664-2616 ou 3664-2617.

Atecor

Criado em 1982, o Ateliê de Conservação/Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) é um setor da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da FCC. Presta serviços de conservação-restauração aos acervos dos Museus vinculados à Fundação Catarinense de Cultura e de obras de arte de propriedade do Estado.

É responsável pela aprovação de projetos e fiscalização de intervenções de conservação-restauração nos bens móveis e integrados existentes nos bens edificados tombados pelo Estado. Presta assessoria técnica às instituições que necessitam de atendimento em conservação de acervos museológicos.

Além disso, desenvolve desde o ano de 1995 o Estágio Supervisionado através do qual objetiva repassar informações técnicas através de leituras, e de atividades práticas sobre conservação/restauração de bens culturais móveis a pessoas que atuem ou venham a atuar na área da preservação do patrimônio cultural, com os acervos de instituições publicas municipais.

>> Confira a íntegra do edital

› FONTE: Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura

Comentários