A Fundação Cultural Badesc divulgou a agenda de atrações dessa semana. Do dia 28 de janeiro ao dia 05 de fevereiro, atrações como curtas e longas metragens no espaço Cineclube e exposições de obras e mostras estarão disponíveis para visitação gratuitamente no endereço fundação, na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro.
Confira a programação
Exposição
Em todos os espaços da casa
IMPOSSIBILIAS: ARQUIVO E MEMÓRIA EM PAULO GAIAD
Visitação até 26 de fevereiro de 2016, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.
Paulo Gaiad (1953, Piracicaba, São Paulo/ vive e trabalha em Florianópolis) é um artista que utiliza diversos materiais e procedimentos, combinando constantemente os registros do visual e do dizível, a partir do lance biográfico. Em seus objetos, desenhos, colagens e pinturas incidem rasuras e avarias, ajustes e camadas, disfarces e revelações. O conjunto de sua obra se caracteriza por um fluxo onde a imagem e a linguagem se rebatem por meio de certas lembranças e apagamentos que acabam por explicitar diferentes gradações de sua subjetividade. Os trabalhos apresentados nesta exposição compreendem diferentes momentos e vão desde o início da carreira do artista nos anos 80, até trabalhos mais recentes. Não há aqui séries completas, mas casos exemplares, onde é possível observar três temas reincidentes: carne (materialidade corporal), passagem (reflexão plástica sobre espaço, lugares, paisagens, viagens), cifra (pequenos segredos biográficos colhidos de diferentes universos e contingências). Importante destacar que muitas vezes estes temas estão embaralhados, disfarçados ou simplesmente recombinados. O fio que liga todos os blocos, impossibilia, é uma figura de linguagem em que são articuladas duas proposições incompatíveis ou contraditórias, fazendo com que o insuspeito, o improvável e o inesperado se encontrem e produzam uma abertura para infinitas combinações.
Aviso
Retificamos que a data de encerramento da mostra Impossibilias: Arquivo e Memória em Paulo Gaiad é 26 de fevereiro.
Edital
Até o dia 29 de fevereiro, estão abertas as inscrições para o edital de exposições do Espaço Fernando Beck e do Espaço 2, que vão selecionar 8 projetos para 2016. O regulamento pode ser obtido em www.fundacaoculturalbadesc.com ou retirado na Casa.
Mostra John Waters
Em Janeiro, o Cineclube da Fundação Cultural Badesc apresenta três mostras temáticas em sua programação. A Mostra John Waters comemora os 70 anos que o mestre do cinema trash estadunidense completará em 2016. Com filmes das décadas de 70, 80, 90 e 2000, a seleção abrange desde seu cinema marginal até suas realizações em Hollywood. A Mostra Cine Alemão Anos 2000, com diretores já reconhecidos, mas também realizadores iniciantes, traz uma variedade de temas e formatos, evidenciando a pluralidade da produção audiovisual deste país. A Mostra Orson Welles, em parceria com o SESC, apresenta filmes do renomado diretor que, além de inovar a linguagem cinematográfica, contribuiu também para o teatro, rádio e televisão. Com uma seleção de alguns de seus filmes premiados, as exibições encerram com seu maior clássico, Cidadão Kane. O Cineclube também apresenta o lançamento do DVD GUERRA.DOC, da jornalista Vanessa Pedro. No projeto, entrevistas com correspondentes de guerra suscitam a reflexão sobre a cobertura jornalística de conflitos e a influência da experiência de guerra sobre os jornalistas. Além disso, o Amistoso do ShortCup Film Festival, traz uma prévia do festival internacional de curtas-metragens, no qual o público elege aqueles que mais gostou. A edição de 2016 acontecerá simultaneamente em 5 cidades: Florianópolis, São Paulo, Bogotá, Medelim e Montevidéu.
Cineclube
Todas as segundas-feiras (exceto feriados) a Mostra Ficção Científica apresentará diversas abordagens deste gênero, trazendo filmes de diferentes épocas e países. Às quintas-feiras, com o apoio do Institut Français Cinéma e do SESC/SC, o Cineclube também traz filmes onde o ator de teatro e cinema Denis Lavant atua em produções do diretor francês Leos Carax. O grupo ART 7 traz o tema "Western Psicológico" nas sessões de quarta-feira. Nestes filmes, a ação é dosada com questões morais, e os duelos se passam nas mentes dos próprios indivíduos.
Dia 28, quinta-feira, 19h
Amistoso Short Cup
Aqui no Pasa Nada – México 15&39;- Dir. Rafa Lara
uma ficção crua sobre a dura realidade no México diante dos cartéis de drogas, um filme para quem tem estômago.
Este Tipo se há Muerto e no se há Enterado – Peru 7&39;- Dir. Carlos Garcia Cornejo
uma pequena comédia peruana sobre os devaneios banais e o mistério da vida e da morte.
Home & Key – Iraque 15&39;- Dir. Shawn Attoof
mostra de maneira sensível e artística a situação de gerações de pessoas que vem sofrendo com as guerras no território iraquiano.
Papas dans Maman – França 6&39;- Dir. Fabrice Bracq
uma comédia francesa sobre a inocência das crianças. Quando duas irmãs se deparam com barulhos estranhos vindo de dentro do quarto dos pais no meio da madrugada.
Heksen – Dinamarca 20&39;- Dir. Mads Eichsen
Com a beleza dos filmes dinamarqueses, a trama de uma família interiorana quando uma desconhecida surge no mato, demonstrando os valores do pai onde a religiosidade e a violência andam lado a lado.
Castillo y el Armado – Brasil 13&39;- Dir. Pedro Marres
uma animação brasileira que conta um pequeno causo de pescador, provavelmente uma história verídica.
Pregnante Man – França 16&39;- Dir. Charlie Mar
a sociedade resumida em situações irreverentes neste filme Francês, um filme que prende a atenção e deixa a todos confusos diante de tanta pós-modernidade.
Ballkoni -Kosovo 20&39;- Dir. Bendita Zeqiraj
em um único e elaborado plano sequência que retrata de forma despojada o absurdo das relações cotidianas.
Tanta Luz – México 17&39;- Dir. Pablo Martinez Zarate
belas imagens guiam-nos em uma locomotiva poética pelas paisagens da América Latina.
Dia 29, sexta-feira, 19h, Mostra Orson Welles CINESESC
Cidadão Kane
Citizen Kane) de Orson Welles. EUA. 1941. 120min. Drama. Sem classificação. Com Orson Welles, Joseph Cotten e Dorothy Comingore.
A ascensão de um mito da imprensa americana, de garoto pobre no interior a magnata de um império dos meios de comunicação. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.
Dia 01, segunda-feira, 19h, Mostra Ficção Científica
Guerra nas Estrelas
(Star Wars) de George Lucas. EUA. 1977. 121min. Ficção Científica. Livre. Com Carrie Fisher, Mark Hamill e Harrison Ford.
Luke Skywalker sonha em ir para a Academia como seus amigos, mas se vê envolvido em uma guerra intergalática quando seu tio compra dois robôs e, com eles, encontra uma mensagem da princesa Leia Organa para o jedi Obi-Wan Kenobi.
Dia 02, terça-feira, 19h, Retrato Brasil
Comer o quê?
de Leonardo Brant. Brasil. 2015. 59min. Documentário. Livre.
Um time de chefs consagrados, produtores rurais, especialistas em nutrição, economia e gastronomia, como Alex Atala, Bela Gil e Helena Rizzo, abordam temas como agronegócio, a comida como forma de sociabilidade, a incorporação de paisagens brasileiras à mesa, alimentos orgânicos, saúde e outros. Convidada: Giseli Ramos da Rosa, nutricionista, mestre em Saúde Coletiva.
Dia 03, quarta-feira, 19h, ART 7
Consciências Mortas
(The Ox-Bow Incident) de William A. Wellman. EUA. 1943. 75min. Western. Sem classificação. Com Henry Fonda, Dana Andrews e Mary Beth Hughes. Tema: Western Psicológico.
Supostos ladrões de gado são linchados e enforcados sem provas. Um dos únicos homens contrários ao fato é um forasteiro.
Dia 04, quinta-feira, 19h, Mostra Leos Carax e Denis Lavant
Merde
de Leos Carax. 2008. 38 min. Sem classificação. Com Denis Lavant.
Uma criatura surge do esgoto de Tóquio para semear o pânico nas ruas. Inicialmente roubando cigarros e assediando garotas, Merde passa a destruir a cidade com bombas e granadas. A imprensa acompanha suas ações e a população se revolta.
Dia 05, sexta-feira, 19h, Cine Alemão
Gigantes Absolutos
(Absolute Giganten) de Sebastian Schipper. Alemanha. 1999. 80min. Drama. Sem classificação. Com Frank Giering, Florian Lukas e Antoine Monot Jr.
Floyd decide deixar o país em busca de uma visão mais ampla do mundo. Ao anunciar a notícia aos amigos Ricco e Walter, que não conseguem compreendê-lo, os três decidem passar uma última noite juntos em busca de diversão e, sem perceber, em busca de si mesmos.
› FONTE: Fundação Cultural Badesc