Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Hidratação: nutricionista explica como evitar problemas renais no verão

Publicado em 21/01/2016 Editoria: Saúde Comente!


Foto: divulgação internet

Foto: divulgação internet

Redução de sódio na alimentação é uma das formas para se evitar doenças renais

A água é essencial para o funcionamento do organismo, pois facilita a digestão, o transporte de nutrientes, a eliminação de toxinas, além de regular a temperatura corporal. Já não é de hoje que ouvimos que consumir uma quantidade adequada de água é essencial para manter o corpo saudável. E isso é fato. A ingestão de líquidos pode evitar doenças renais e desidratação, especialmente nos dias de maior temperatura.

Uma das medidas mais eficazes para evitar esses problemas, é a hidratação correta, no mínimo 2 litros por dia, podendo ser maior de pessoa para pessoa. "Em geral o cálculo para estimar a quantidade ideal de água é 40ml por quilo de peso, porém a necessidade varia também conforme a idade, presença de alguma doença, atividade física, febre, clima". Já as crianças têm necessidades diferentes. "Se formos calcular pelo peso, por exemplo, uma criança de 30 kg teria recomendação de 1200ml ao dia", explica a nutricionista Tatiana Stela Krüger.

Segundo ela, no verão as pessoas transpiram muito mais do que nas outras estações pelo calor. "Essa transpiração acelera a perda de água do nosso organismo, por isso precisamos nos hidratar constantemente. Vale lembrar que nosso corpo é constituído de aproximadamente 70% de água, por isso todos os nossos órgãos e células precisam estar hidratados para manter suas funções vitais", explica.

Alguns alimentos também ajudam na hidratação e são muito bem recomendados nesta época do ano, como frutas, verduras, legumes, sucos de frutas naturais e os chás. O que é preciso evitar são os refrigerantes por conterem muito açúcar e sódio.

› FONTE: Visual Press Assessoria de Comunicação

Comentários