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Mercado&Negócios - Por Gisela Bond

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Aurora é a marca que mais conquistou consumidores no Brasil no ano passado

Publicado em 12/07/2021 Comente!

É o reconhecimento de muito trabalho&8203;: a Aurora foi a marca que mais conquistou novos consumidores no Brasil em 2020. Essa posição de destaque foi aferida e confirmada pela pesquisa Brand Footprint, da Kantar Worldpanel. Entre as 290 marcas analisadas no ranking Brand Footprint Brasil 2021, a Aurora foi a que apresentou maior crescimento na comparação entre 2020 e 2019, com alta de 11,8 pontos percentuais de penetração, o que equivale a 6,8 milhões de novos lares, subindo 16 posições em relação a última leitura, o que a fez saltar&8203;&8203;&8203; da 33ª para a 17ª posição. Segundo o gerente de marketing da Aurora Alimentos Ricardo Chueiri "esse desempenho resulta da combinação de várias estratégias, entre elas a ampliação do conhecimento de marca junto aos consumidores, a gestão de um portfólio focado em atender as diversas ocasiões de consumo do dia a dia e o aumento da distribuição geográfica”. Para o diretor comercial Leomar Somensi, “esta conquista vem premiar um trabalho de cooperação, sério e consciente, realizado pelas mais de 100 mil famílias que fazem parte da Cooperativa Central Aurora Alimentos”.

A AURORA

A companhia é o terceiro maior conglomerado agroindustrial do setor da proteína animal no Brasil. Está no mercado há 52 anos e oferece um mix com mais de 850 produtos à base de carnes, leite, massas e vegetais. Exporta para 80 países. Mantém 40 mil empregos diretos e opera um parque fabril formado por oito plantas frigoríficas de suínos (25 mil cabeças/dia), nove plantas frigoríficas de aves (1,2 milhão cabeças/dia), uma planta industrial de lácteos (1,5 milhão de litros/dia), dez unidades de rações e armazenamento, além de nove incubatórios e granjas, 26 unidades comerciais e 12 distribuidores regionais. A receita operacional bruta obtida em 2020 foi de R$ 14,6 bilhões. A base produtiva, no campo, é formada por cerca de 70 mil famílias de produtores rurais organizados em 11 cooperativas agropecuárias.

A PESQUISA

O ranking Brand Footprint Brasil é elaborado com base em entrevistas em 11.300 lares nas regiões Norte+Nordeste, Leste+interior do Rio de Janeiro, Grande Rio, Grande São Paulo, interior de São Paulo, Centro-Oeste e Sul, cobrindo 82% da população domiciliar, o que equivale a 90% do potencial de consumo do País. O ranking da Kantar revela anualmente como os consumidores de todo o mundo estão comprando marcas globais de grande consumo.  Nesta edição, a Kantar avaliou 230 marcas para elaborar o Top 50. Para estar nesta seleta lista, a marca precisou alcançar o patamar de 109 milhões de CRPs, penetração acima de 35% e frequência de, ao menos, três vezes. Em 2020, primeiro ano da pandemia do novo coronavírus, a conquista de novos lares foi ainda mais determinante para ter desempenho positivo no ranking Kantar Brand Footprint Brasil 2021, nona edição do levantamento que indica quais são as marcas mais escolhidas pelos brasileiros.

 

DESPERDÍCIO

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, está ampliando nas comunidades que atua os esforços para reduzir o desperdício e aumentar a segurança alimentar. Por meio do Instituto BRF, até o final do ano serão realizados projetos e produzidas pesquisas e conteúdos para contribuir com o ecossistema que busca reduzir o impacto socioambiental negativo do desperdício de alimentos.

70% A MENOS

“Entre os anos de 2018 e 2020, a BRF conseguiu reduzir em aproximadamente 70% as perdas de diversas naturezas, como o desperdício de alimentos, por meio do seu programa Sistema de Excelência Operacional (SEO), que estreita o vínculo entre as unidades do agronegócio e da indústria. As iniciativas estão em sintonia com os esforços liderados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que apontam que 14% de toda a comida produzida no mundo estraga antes mesmo de chegar aos supermercados. Nosso objetivo é evoluir e desenvolver ações, estendo-as a toda nossa cadeia e comunidades, considerando as práticas e dinâmicas locais”, explica Bárbara Azevedo, gerente de Investimento Social e responsável pelo Instituto BRF.

STARTUPS

Um dos projetos implantados em 2021, como piloto, será realizado em parceria com a aceleradora de negócios de impacto Quintessa e a startup de investimento social Prosas. A iniciativa, batizada de Ecco na Comunidade, irá acelerar e implementar soluções inovadoras de startups de impacto para a redução do desperdício de alimentos e desenvolver organizações sociais locais para a aplicação das metodologias em cidades com presença da BRF. Dentro da Missão de “Promover vida melhor e comunidades mais sustentáveis fomentando a inclusão socioeconômica, a inovação social e a cidadania corporativa a partir da alimentação”, o Instituto BRF tem a ambição de impactar 100 mil pessoas com o tema até o final de 2021. Entre outras iniciativas estão o fomento à pesquisa científica e a produção de campanhas sobre o tema para ações de educação com público interno e externo, bem como realização de uma campanha de voluntariado corporativo em celebração ao Dia Mundial da Alimentação, no segundo semestre.

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