Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS
Bondeconomia - Por Fernando Bond

Bondeconomia Por Fernando Bond

Bondeconomia - Por Fernando Bond

Exportações de SC apresentam excelente resultado: China segue sendo o nosso maior parceiro

Publicado em 23/05/2021 Comente!

COMEX DO BRASIL

COMEX DO BRASIL

As exportações de Santa Catarina cresceram 30,9% em abril na comparação com mesmo mês no ano passado. A alta foi puxada pelo aumento dos embarques de carne de aves (13,5%), carne suína (51,6%), motores e geradores elétricos (64,9%) e partes de motores (68,9%). Os dados são do Ministério da Economia e foram analisados pelo Observatório Fiesc. A análise mostra que em abril o setor de alimentos foi o mais representativo na pauta de exportações do estado, com participação de 31,6%. O principal comprador foi a China. Outro destaque foi o segmento de madeira e móveis, com crescimento de 68,2% em relação ao mesmo período de 2020. Os Estados Unidos permanecem como o principal comprador do produto catarinense, com 57,4% da demanda total de madeira e móveis do estado destinadas à exportação. 

CHINA LIDERA

A China mantém-se como a grande parceira comercial de Santa Catarina, com US$ 245 milhões negociados, o que representa 26,9% do total exportado pelo estado em abril. Cabe ressaltar a expansão de 108,7% das exportações à Argentina, puxada principalmente pelo aumento nas vendas de motores elétricos e compressores. Em relação às importações, em abril, o crescimento foi de 72,4% na comparação com o mesmo mês em 2020. O desempenho está atrelado à expansão da produção industrial catarinense, sobretudo, pela importação de insumos para setores como produtos químicos e plásticos, metalmecânica e metalurgia, equipamentos elétricos e máquinas e equipamentos, destaca a análise da Fiesc.

INSUMOS
Os insumos industriais possuem participação considerável na pauta importadora catarinense. Em abril, os setores de produtos químicos e plásticos e metalmecânica e metalurgia corresponderam por 49,6% das importações catarinenses. A produção de embalagens e produtos específicos para construção civil estão demandando a importação do setor de produtos químicos e plásticos. Enquanto isso, o setor da construção civil e de bens de capital está estimulando a produção dos setores metalmecânico e metalurgia.

CHINA TAMBÉM

Entre as principais origens das importações catarinenses, a China segue sendo o maior fornecedor, com 31,5% de participação. O montante negociado de produtos chineses registrou aumento de 65,6% em relação a abril de 2020. Os produtos de maiores destaques foram os laminados de ferro e aço, fios de filamentos e dispositivos semicondutores. Já as importações vindas do Chile aumentaram 143%, especialmente pelo consumo de cobre, que registrou expansão de 187,7% em abril ante o mesmo mês em 2020.

TEKA 95 ANOS

No dia 8 de maio a Teka completou 95 anos de atuação no mercado nacional e internacional. Uma data muito especial que marca mais um passo na direção de seu primeiro século de muitas experiências como uma das maiores fabricantes de produtos de cama, mesa e banho no Brasil e em toda a América Latina. Cada vez mais perto de alcançar os três dígitos em sua idade, a empresa tem buscado se reconectar com clientes e consumidores em um movimento de atualização em seu posicionamento de marca. O foco continua sendo a família, mas de uma forma mais ampla, abraçando seus novos formatos e estilos, conectando o antigo e o novo.

INVESTIMENTOS

A presidente da empresa, Fabiane Esvicero, conta que a companhia tem investido em novas pesquisas de mercado com o intuito de desenvolver coleções que dialoguem de forma mais direta com esses públicos. “Ampliamos nosso portfólio em todas as nossas linhas, com mais opções de produtos, desenhos, tamanhos e barras que atendem uma variedade cada vez maior de consumidores”. Além disso, nosso objetivo é fazer essa transição sem perder a essência que trouxe a Teka até o momento atual. “Esse é um movimento de aproximação. Queremos conversar com todas as gerações, desde as mais jovens até as que, assim como a Teka, já são mais experientes”, explica a head de Marketing da Teka, Bruna Melchioretto. Como forma de comunicar esse novo posicionamento ao público, a Teka lança neste mês uma campanha publicitária que traz como personagem principal a Têre – uma senhora de espírito jovem com muitas histórias pra compartilhar, mas também muita disposição para continuar vivendo novas experiências. A comunicação já pode ser vista em outdoors na região de Blumenau e também na internet.

A EMPRESA
Fundada em 1926, a Teka está a quase um século tecendo histórias e se tornou uma das maiores fabricantes de artigos de cama, mesa e banho da América Latina. Desde então, tem conquistado o coração de consumidores brasileiros com produtos exclusivos, que unem qualidade às tendências do universo da moda casa. Atuando no segmento hoteleiro a mais de 50 anos, a empresa também alcançou a liderança na hospitalidade com a marca Teka Pofiline. Hoje é a principal fornecedora de enxovais para hotéis, motéis, pousadas e hospitais no Brasil, tendo conquistado a mais recente edição do Troféu Fornecedor de Destaque, o principal da categoria.

 

Comentários

Bondeconomia

Por Fernando Bond

Agenda

+ eventos

Classificados

+ anúncios