Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS
Bondeconomia - Por Fernando Bond

Bondeconomia Por Fernando Bond

Bondeconomia - Por Fernando Bond

WEG e Renault em parceria levam carros movidos a energia solar para Fernando de Noronha

Publicado em 07/03/2021 Comente!

WEG Fernando de Noronha  - divulgação

WEG Fernando de Noronha - divulgação

O arquipélago Fernando de Noronha, localizado a 540 quilômetros de Recife/PE, é um destino turístico que recebe milhares de visitantes por ano. Cerca de 70% do território pertence ao Parque Nacional Marinho, de proteção integral e considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, e os outros 30% são Área de Proteção Ambiental (APA). As iniciativas foram criadas para proteger as condições de vida da fauna e da flora e conciliar a ocupação humana com a proteção ao meio ambiente. Para harmonizar os recursos ambientais e o turismo, a ilha precisa receber inovações constantes para manter a sustentabilidade do paraíso natural. A multinacional catarinense WEG, em parceria com a Administração de Fernando de Noronha, a Renault do Brasil e a Polo, forneceu equipamentos para seis garagens com geração solar (Carport) com estação de recarga semirrápidas de 22kW da linha WEMOB (WEG Electric Mobility), para recarregar as baterias de íons de lítio de 28 veículos elétricos que já circulam pelo arquipélago.
 
GARAGENS
 
As garagens solares têm capacidade de gerar 26MWh por ano, o suficiente para cobrir o consumo elétrico de todos os veículos zero emissão que circulam na ilha. Essa energia gerada é equivalente a 180 mil quilômetros rodados sem a geração de CO2, o que vai evitar a queima de aproximadamente 20 mil litros de combustível fóssil. Além disso, o excedente de energia gerado pelas garagens solares será direcionado para o consumo da população local, gerando zero de desperdício. “Nosso objetivo com esta ação é incentivar ações de sustentabilidade com a utilização de energias renováveis, neste caso solar, além da mobilidade elétrica evitando impactos ambientes em Fernando de Noronha”, explica Manfred Peter Johann, Diretor Superintendente da WEG Automação.
 
SEM COMBUSTÃO
 
Atualmente, 11% da energia consumida no arquipélago vêm das usinas solares Noronha I e II, também equipadas com sistemas solares da WEG. “Com a ajuda da Renault e da Polo estamos evitando o lançamento de mais emissão de dióxido de carbono no território, e também ampliando a geração de energia renovável na ilha”, acrescenta Johann. Para a Renault o projeto é uma resposta ao Decreto-lei assinado pelo governo do estado de Pernambuco que proibirá a entrada de veículos a combustão no arquipélago a partir de 2022. A lei prevê ainda a retirada de todos os veículos movidos a combustão da Ilha a partir de 2030. “A Renault quer trazer modernidade à indústria automobilística, este projeto em Fernando de Noronha, patrimônio do Brasil, faz parte da nossa estratégia de sermos uma empresa de tecnologia, serviços e energia limpa”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
 
A WEG
 
Fundada em 1961, a WEG é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, atuando principalmente no setor de bens de capital com soluções em máquinas elétricas, automação e tintas, para diversos setores, incluindo infraestrutura, siderurgia, papel e celulose, petróleo e gás, mineração, entre muitos outros. A WEG se destaca em inovação pelo desenvolvimento constante de soluções para atender as grandes tendências voltadas a eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica. Com operações industriais em 12 países e presença comercial em mais de 135 países, a companhia possui mais de 30 mil colaboradores distribuídos pelo mundo. Em 2019 a WEG atingiu faturamento líquido de R$13,3 bilhões, destes 58% proveniente das vendas realizadas fora do Brasil.
 
A RENAULT
 
O Grupo Renault está na vanguarda de uma mobilidade que ele próprio está reinventando. Fortalecido por sua aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors, e sua expertise única em eletrificação, o Grupo Renault compreende 5 marcas complementares - Renault, Dacia, LADA, Alpine e Mobilize – oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para os seus clientes. Presente em mais de 130 países, o Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tendo vendido 2,9 milhões de veículos em 2020. Preparado para enfrentar desafios tanto nas ruas como nas competições, o Grupo Renault tem um compromisso com uma transformação ambiciosa, que vai gerar valor. Este compromisso tem como foco o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços e uma nova gama de veículos ainda mais competitivos, equilibrados e eletrificados. Alinhada com os desafios ambientais, a ambição do Grupo é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2050.
 
A POLO
 
A Polo Engenharia Elétrica & Fotovoltaica é uma empresa especializada na gestão inteligente da energia elétrica. Com profissionais experientes e capacitados, a Polo desenvolve estratégias e soluções tecnológicas para todos os segmentos do mercado, destacando-se pela agilidade na elaboração de projetos e pela implantação completa de soluções personalizadas nos setores comerciais, residenciais, industriais e rurais. Atendendo em todo o Brasil, a Polo abrange competências em diferentes disciplinas, tais como eficiência energética, geração de energias renováveis, mobilidade elétrica, automação industrial, consultoria e instalações elétricas. Certificada internacionalmente com a ISO–9001, a Polo está em constante desenvolvimento e evolução, com foco no rápido e eficiente atendimento das necessidades de seus clientes. É comprometida com a preservação do meio ambiente, incentiva o uso consciente de energia e usa todo o seu know-how em conversão energética para transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável.
 
 
Fernando Bond
 

Comentários

Bondeconomia

Por Fernando Bond

Agenda

+ eventos

Classificados

+ anúncios