Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS
Bondeconomia - Por Fernando Bond

Bondeconomia Por Fernando Bond

Bondeconomia - Por Fernando Bond

Projetos selecionados para Programa Inovatur são apresentados pela Santur

Publicado em 28/02/2021 Comente!


Os 13 projetos selecionados no edital do Programa Inovatur foram apresentados na sede da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina, em Florianópolis. Os contemplados atendem diferentes segmentos, como gastronomia, turismo de aventura, agroturismo, cicloturismo e camping, promoção de atrativos e serviços turísticos. No total, serão investidos R$ 300 mil em iniciativas de seis regiões turísticas do estado. “O Governo do Estado tem sido um grande apoiador das iniciativas do turismo, não apenas por meio do Inovatur. Já são mais de R$ 20 milhões empenhados para viabilizar projetos em todo o estado”, destacou o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari, que representou o governador Carlos Moisés. Além de apoio financeiro, serão promovidos workshops de capacitação e mentorias para aprimoramento e preparação dos modelos de negócio. Depois disso, os proponentes terão a oportunidade de participar de uma rodada de negócios com possíveis investidores para alavancar as iniciativas.
 
AÇÕES
 
Além do Inovatur, o presidente da Santur também destacou outros trabalhos desenvolvidos pela Santur para fomentar e dinamizar o setor. “Hoje temos o Almanach dentro da Central de Inteligência da Santur, que foi um passo importantíssimo, porque agora temos números reais para trabalhar políticas públicas e a promoção turística. Também criamos o Viaje+SC para continuar alavancando o turismo seguro e na parte do crédito, estamos trabalhando com o Fungetur”, completou Ferrari.
 
COOPERAÇÃO
 
O Inovatur é desenvolvido pela Santur, em cooperação com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc) e a empresa Gestalt Open Innovation, para incentivar os segmentos turísticos a avançar no quesito inovação e fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras e novas empresas. Os representantes de cada proposta contemplada receberam certificados de participação. O evento também contou com a presença da diretora de Estudos e Inovação da Santur, Luana Emmendoerfer, o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, o presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio e da Federação dos Convention & Visitors Bureaux, Marco Aurélio Floriani.
 
LINHAS AÉREAS
 
De olho na retomada do turismo, também a Santur avança nas tratativas para ampliação da oferta de linhas aéreas no estado. O assunto pautou a reunião realizada  com representantes da Gol Linhas Aéreas e da Zurich Brasil, empresa concessionária do Aeroporto Internacional de Florianópolis. “A ampliação da malha aérea é decisiva para o crescimento do turismo no estado. Por meio da Santur, o Governo do Estado tem investido em melhorias na infraestrutura turística e incentivado o turismo seguro, enquanto o setor privado aposta na qualificação e diversificação das experiências de viagem. Acreditamos que a união de todos - companhias aéreas, entidades, órgãos públicos e o setor privado - vai nos fortalecer e abrir caminho para superar os impactos da pandemia”, avalia Leandro “Mané” Ferrari.
 
ICMS
 
Além de infraestrutura, para apoiar o setor o Governo do Estado reduziu as alíquotas do ICMS sobre o querosene de aviação. A medida, anunciada no final de 2020, reduz para até 7% a incidência do imposto sobre o combustível, conforme os serviços oferecidos pelas companhias aéreas. O CEO da Zurich Brasil, Ricardo Gesse, apresentou um panorama da aviação em 2019 e 2020, além de expectativas para 2021. Segundo ele, apesar da tendência de queda em voos e passageiros para os meses de março e abril, a empresa está trabalhando para buscar novos emissores, preferencialmente com a oferta de voos diretos para Santa Catarina e ampliar a conectividade aérea para o interior, acessando cidades como Jaguaruna, Caçador, Forquilhinha e Correia Pinto.
 
NOVOS VOOS
 
Os representantes da Gol enfatizaram a importância do apoio governamental para fortalecer destinos e atrativos turísticos em outras regiões do estado, tornando viável a abertura de novos voos. No momento, a Gol opera nos aeroportos de Florianópolis, Chapecó, Joinville e Navegantes, mas estuda a possibilidade de incluir mais dois destinos regionais na grade de linhas aéreas ofertadas. Também participaram da reunião a gerente de negócios aéreos da Zurich AirPort, Grazi Pacheco, e o gerente para América do Sul, Ciro Camargo, e o Comandante Antônio Fajerman, Relações Institucionais da Gol, o chefe de gabinete da Santur, Renê Meneses e o gerente de Promoção Turística da Santur, Fábio Farber.
 
 
Fernando Bond

Comentários

Bondeconomia

Por Fernando Bond

Agenda

+ eventos

Classificados

+ anúncios