Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cinco eventos científicos formam a programação paralela da MERCOAGRO 2016

Publicado em 18/01/2016 Editoria: Economia Comente!


Cinco eventos científicos de alto nível constituem a programação paralela da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (MERCOAGRO), programada para o período de 13 a 16 de setembro deste ano no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC), sob organização da Associação Comercial e Industrial (ACIC). Todos abordam, em linhas gerais, aspectos relacionados com inovação, tecnologia e competitividade na Indústria de Carnes.

O principal evento da programação será a 11ª edição do Seminário Internacional de Industrialização da Carne, programado para o dia 14 de setembro, no auditório do Lang Palace Hotel.

A diretora do SENAI CHAPECÓ, Ivânia Biazussi Thomas, enfatiza que há 22 anos a instituição é parceira na realização dos eventos paralelos à Mercoagro, reconhecida como a maior feira de industrialização de carnes da América Latina, realizada bienalmente na cidade de Chapecó. "A região possui uma das maiores concentrações de frigoríficos do mundo, sua história econômica tem como base o potencial da agroindústria e vocação no setor alimentício", lembra.

Desde o início, a Mercoagro percebeu a necessidade de aliar a exposição de máquinas e equipamentos ao conhecimento da teoria e da pesquisa. O Seminário Internacional teve sua primeira edição em 1994, como evento paralelo da primeira edição da expo-feira. Com palestrantes nacionais e internacionais, o evento aborda as principais tendências e tecnologias do setor para um público composto de altos executivos, técnicos, tecnólogos e engenheiros químicos e de alimentos, médicos veterinários, profissionais e estudantes de áreas afins, além dos expositores da feira.

Além do Seminário, a programação inclui clínica tecnológica, minicursos, mostra tecnológica com salão de inovação e laboratório experimental. A programação definitiva completa de cada um será anunciada dentro de 60 dias.

A Clínica Tecnológica funcionará como consultoria técnica, como se fosse  um laboratório onde serão tratados temas de ponta, incluindo conservação de alimentos, Food Defense, alta pressão, sanidade animal, análise sensorial através de processos inovadores, como o nariz e a língua eletrônica. "Daremos, inicialmente, uma explanação sobre os temas e  abriremos espaço para respostas técnicas ao público interessado em tirar suas dúvidas e conhecer novas tecnologias", expõe a diretora. O público poderá se inscreve no próprio stand.

Uma programação de minicursos será desenvolvida no stand do Senai. Serão cursos rápidos e objetivos, com duração de três a quatro horas, abordando temas  nas áreas de competitividade, qualidade, segurança e funcionalidade dos alimentos. O objetivo será trazer novidades e informações aos profissionais que atuam na cadeia industrial da carne de forma dinâmica e esclarecedora. As inscrições serão realizadas no próprio stand, durante a feira.

A Mostra Tecnológica associada com Salão de Inovação reunirá pôsteres  com resumo das conclusões de pesquisas realizadas na área da cadeia produtiva de carnes e leite, elaboradas por empresas e órgãos de pesquisa de Santa Catarina e do sul do Brasil.

Serão apresentados os resultados dos trabalhos  desenvolvidos com foco em melhorias de processos, produtos e inovação com o objetivo de motivar os profissionais a criar ideias para agregar valor em seus processos e produtos. "Queremos criar sinergia entre o trabalho desenvolvido no ambiente acadêmico e o ambiente industrial, a fim de captar investidores e apoiadores para os projetos realizados",enfatiza Ivânia.

Outra atração da programação paralela à Mercoagro 2016 é o  Laboratório Experimental na planta de processamento de carnes no Senai. Os expositores poderão utilizar a planta de processamento de carnes e leites e o próprio auditório do SENAI para instalação e demonstração dos seus equipamentos para uma clientela específica. A infraestrutura da feira não permite, em muitas situações, a instalação e o funcionamento adequado de certos equipamentos. Com o laboratório experimental à disposição, o expositor fará a apresentação de forma adequada aos clientes, ampliando a possibilidade de negócios.

A operacionalização será simplificada: o expositor entrará em contato com o Senai para agendar data e horário, informando a infraestrutura desejada para sua demonstração. Contará com um especialista do Senai em cada planta de processamento para acompanhamento e apoio.

Prestígio

O presidente da ACIC Josias Mascarello informou que a adesão das empresas à 11ª edição é muito boa em face da tradição de eficiência e seriedade demonstradas em 22 anos e dez edições bienais consecutivas. A MERCOAGRO é uma das maiores feiras da indústria da carne no mundo, oferecendo toda a infraestrutura necessária para as empresas do dinâmico universo da indústria da carne que envolve, entre outros, os setores de congelamento, refrigeração, automação industrial, ingredientes e aditivos, embalagens, transporte e armazenagem, equipamentos e acessórios, entre outros produtos e serviços.

› FONTE: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Comentários