Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis adotam medidas emergenciais para Canasvieiras

Publicado em 18/01/2016 Editoria: Meio Ambiente Comente!


Foto: Jeferson Baldo/GVG

Foto: Jeferson Baldo/GVG

O Governo do Estado e a Prefeitura de Florianópolis avaliam a possibilidade de decretar Estado de Emergência Sanitária em Canasvieiras. “A medida poderá desburocratizar as ações que já começaram a ser executadas e, esperamos, com resultados positivos nos próximos dias para essa região”, afirmou o governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira. Na manhã de segunda-feira (11) ele participou de reunião com o prefeito César Souza Júnior, deputado Marcos Vieira e técnicos da Prefeitura e do Executivo Estadual para tratar da contaminação do Rio do Braz, no Norte da Ilha de Santa Catarina, por despejo de esgoto.

  “É uma situação que precisa ser equacionada, e a parceria do Governo do Estado com a Prefeitura possibilitará a busca de uma solução”, acrescentou Moreira. O excesso de chuva nos últimos meses, de acordo com os técnicos, provocou aumento do volume de água no rio e o seu “sangramento” na praia.

Como resultado do encontro, a Casan se comprometeu em ampliar em 25% a capacidade de bombeamento do sistema de esgoto no distrito. “Como medida emergencial, vamos instalar uma quarta bomba na estação elevatória à margem do Rio do Braz e construir uma linha com 400 metros até a rede que leva o material à estação de tratamento”, informou o técnico da Casan, engenheiro Jair Sartorato.

Além disso, a médio e longo prazo, em parceria com a administração municipal, estamos fazendo uma limpeza dos canais de drenagem para garantir o fluxo normal do rio, que desemboca no Rio Papaquara. Também está prevista a ampliação da estação de tratamento já para a próxima temporada.

Hoje, de acordo com Sartorato, os distritos de Canasvieiras e de Cachoeira do Bom Jesus são atendidos por rede coletora de esgoto, por isso, “não se justifica a presença de material não tratado na rede pluvial".

 Mais de 50% dos imóveis de área e em Cachoeira do Bom Jesus não estão ligados à rede da Casan, informou o prefeito, que se comprometeu em intensificar a fiscalização. “Todos as unidades foram notificadas das irregularidades e cerca de 23% já procedeu, voluntariamente as correções", afirmou. Entre os principais problemas identificados, conforme o prefeito, estão falta de conexão ou ligação parcial ao sistema de coleta, água pluvial sendo despejada na rede de esgoto, esgoto conectado à rede pluvial e falta de caixa de gordura.

O Governo do Estado e a Prefeitura também ficaram de avaliar tecnicamente a possibilidade da construção de um dique com material flexível para manter o curso natural do Rio do Braz.

› FONTE: Assessoria de Imprensa do Gabinete do Vice-governador

Comentários