Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura e trade turístico definem ações para conter poluição em Canasvieiras

Publicado em 12/01/2016 Editoria: Meio Ambiente Comente!


Foto de Mariana Eli/Setur

Foto de Mariana Eli/Setur

Medidas devem amenizar de imediato a situação do Rio do Braz

Em reunião com o prefeito Cesar Souza Junior no início da noite desta segunda-feira (11), representantes do trade turístico apoiaram as ações anunciadas pela Prefeitura com o objetivo de solucionar o extravasamento de dejetos do Rio do Brás, em Canasvieiras. Durante esta terça-feira (12), equipes da Prefeitura iniciam os trabalhos de recomposição da faixa de areia em frente ao Rio do Brás e também a lacração de imóveis cujos proprietários já foram notificados, mas, mesmo assim, não providenciaram a ligação regular do esgoto na rede da Casan.

As intervenções da Prefeitura têm como intuito cessar o fluxo contínuo do rio em direção ao mar e tornar o seu sentido natural, assim como era anteriormente quando extravasava apenas em situações de cheias decorrentes de muita chuva, assim como punir quem insiste em contaminar o meio ambiente.

Além destas ações de curto prazo, o trade sugeriu, em conjunto com a Prefeitura, elaborar um calendário que possa ser acompanhado mensalmente, com trabalhos que devem ser realizados em outros pontos da cidade, como, por exemplo, o desassoreamento do Rio Papaquara.

Nesta segunda, a Secretaria Municipal da Saúde emitiu um relatório preliminar apresentando os principais motivos dos atendimentos realizados nas UPAs e demais unidades de saúde do município.

"Nele, apontou-se que, dos atendimentos relacionados à virose, 20% destes pacientes não haviam ido à praia de Canasvieiras, e outra parte dos atendidos estava com alguma intoxicação alimentar. Portanto, a população deve ficar tranquila quanto a esta questão, seguindo a indicação das placas de balneabilidade afixadas pela Fatma, mas também tomando cuidado com os alimentos ingeridos durante o verão, pois o mau acondicionamento e o calor podem prejudicar o estado de conservação destes produtos", frisou o prefeito durante o encontro.

Outro fator agravante é o lançamento de dejetos no rio por aqueles que ainda não se ligaram corretamente à rede de esgoto. "Cerca de 57% das residências e estabelecimentos já notificados pela Prefeitura não possuem ligações com a rede, lançando tanto esgoto quanto detritos das caixas de gordura na rede pluvial", relatou o secretário de Habitação e Saneamento Ambiental, Domingos Zancanaro.

Ao todo, desde o início do programa "Se Liga na Rede", em 2013, foram efetuadas 47.249 inspeções ou vistorias em toda a cidade, sendo que a maior parte das irregularidades está relacionada à inadequação da ligação à rede, como inexistência de caixas de gordura e a conexão indevida à rede pluvial.

› FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação de Florianópolis

Comentários