Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Brincadeiras saudáveis para crianças

Publicado em 05/10/2013 Editoria: Educação Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Pediatra relata os benefícios das brincadeiras simples para a saúde das crianças

Para o Dia das Crianças (12 de outubro), além das merecidas homenagens, vale a pena investir um tempo no incentivo às práticas saudáveis para os pequenos.

De forma simples e divertida, algumas brincadeiras, poucos usuais nos dias de hoje, podem ajudar no desenvolvimento de toda e qualquer criança. Pensando nisso, o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, da clínica MBA Pediatria, resgatou algumas delas para fazer um alerta sobre a importância de algumas brincadeiras que propiciam queima de calorias, desenvolvimento motor e cognitivo e, claro, uma boa dose de saúde.

“Na minha geração (talvez a sua também), a verdadeira essência da infância estava nas brincadeiras de rua, ou no quintal de casa. A diversão era juntar os amigos, sem perceber a hora passar. Brincar de pular amarelinha, pular corda, a dança das cadeiras, queimada, entre outras, foram responsáveis por boas risadas”, relembra o pediatra. “E o melhor: não era preciso dinheiro para ter essas e outras atividades a toda hora e à disposição de qualquer um”, completa Sylvio Renan, que tem mais de 30 anos de atuação em pediatria, é membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e tem especialização na especialidade pela UCLA (University of California, Los Angeles, EUA).

Não é novidade que os pequenos da nova geração se interessam mais por brinquedos modernos e tecnológicos. Eles estão cada vez mais conectados aos videogames, smartphones, computadores e similares. Apesar disso, o médico ressalta que os pais não devem proibir seus filhos a usarem aparelhos eletrônicos, mas que, como sugestão, incentivem o uso de videogames com sensores de movimento, que fazem com que o jogador se movimente para cumprir as tarefas da brincadeira, em vez de apenas apertar os botões dos controles.

Entretanto, o pediatra reforça que os benefícios das brincadeiras da “velha infância” devem e podem ser revividos no dia a dia das crianças do século XXI. “Pular amarelinha, pular corda, jogos de queimada, futebol, handball e dança da cadeira, são alguns exemplos de brincadeiras de intensa atividade física, que contribuem na queima de calorias e para a saúde e desenvolvimento dos pequenos”.

Através dessas brincadeiras, a criança é estimulada a desenvolver o equilíbrio, a coordenação neuromotora e rítmica, o raciocínio lógico e ainda a sociabilidade e a competitividade saudável. (veja aqui um infográfico sobre essas atividades).

Para que isso se torne realidade, nada melhor que o incentivo e o exemplo para fazê-las praticar essas atividades. Uma dica é reunir a família para brincar. “Além de estimular seu filho, esta será uma oportunidade para dividir boas risadas e curtir bons momentos, e ainda uma maneira de fortalecer os laços familiares. E tudo isso são coisas extremamente saudáveis, para os pais e para as crianças”, aconselha Sylvio Renan.

 

› FONTE: Baruco Comunicação Estratégica

Comentários