Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

O Casamento engorda, enquanto a Separação emagrece. Será?

Publicado em 05/10/2013 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

É possível o casal manter a forma física sem engordar e rejuvenescer com a Tríade da Saúde

É fato de que tanto os homens quanto as mulheres engordam depois do casamento, principalmente por causa das comidas saborosas no cardápio, além do descuido com a aparência, que fazem com que ambos ganhem uns quilinhos a mais. Os homens geralmente adquirem peso devido a cerveja e as mulheres pelo fato do metabolismo feminino ser mais lento e, consequentemente, queima menos gordura do que o homem.

Além desses fatores, a mulher quando casa quer ter filhos e a gravidez contribui para o ganho de peso. Com a chegada dos filhos o casal passa mais tempo em casa, perde um pouco da vida social, que os solteiros ou separados têm, frequentando festas, baladas.

O Jornal O Globo, do RJ, mostrou uma pesquisa recente feita pelo Departamento de Psicologia da Universidade Southern Methodist, nos Estados Unidos. Os cientistas acompanharam 169 duplas de recém-casados e pesaram os cônjuges regularmente por quatro anos. Em média, os mais satisfeitos com a vida a dois ganharam mais peso com o decorrer do tempo, porque se sentiam menos motivados a atrair fisicamente outras pessoas.

Para que o casal continue feliz no casamento, mas sem culpa com a balança, se cuidando mais, a Dra. Edith Horibe e o Dr. Kose Horibe, cirurgiões plásticos, expoentes em Estética Médica e Gestão da Saúde, desenvolveram o Projeto Meta Saúde. “Na correria do dia-a-dia, os casais apelam para as comidas rápidas, mas também mais calóricas e isso é um perigo que será sentido mais adiante”, diz Dra. Edith.

A proposta do Projeto Meta Saúde é auxiliar no comportamento e no consciente apresentando resultados positivos contra a obesidade. “O aprender a consumir o necessário precisa estar envolto no pensamento de cada um. A questão não é só ser magro, o projeto visa ensinar a pensar magro, junto com a eliminação saudável do peso aliado a exercícios físicos regulares”, afirma Dr. Kose Horibe.

 A Dra. Edith Horibe diz também que não é o casamento que faz as pessoas engordarem e sim a acomodação. “No começo do casamento é tudo um mar de rosas, o casal se arruma, vai a lugares românticos, se cuida, pratica exercícios, mas com o tempo isso muda. As pessoas se acomodam, sem se preocupar mais com a imagem, tudo acaba caindo na rotina”, descreve a médica.

Quando acontece a separação, as pessoas se olham no espelho, o susto geralmente é grande. Surge a constatação de que a mudança foi para pior. Quase em desespero, alguns buscam ajuda de especialistas para recuperar a forma e quem sabe até a autoestima.

A médica explica que as pessoas após a separação procuram melhorar seu lado externo, geralmente querem um cirurgião plástico para tirar as gordurinhas que adquiriram com o casamento e arrumar tudo que caiu: mama, barriga etc. Neste momento, entra também o antienvelhecimento, uma prevenção e também uma ciência que fará com que a pessoa regrida do ponto de vista da idade biológica.

A Dra. Edith Horibe conta que é importante também priorizar o equilíbrio emocional e psicológico, praticar Meditação, manter a mente em estado de paz, pois quando se está equilibrado, fatores externos ou relacionados com o casamento, não alteram o bem-estar físico e psicológico.

Por isso, o Projeto Meta Saúde serve tanto para os que estão casados, como para os separados, que querem rejuvenescer por dentro e por fora.

O Meta Saúde é um método eficaz no combate a obesidade e se baseia na ação cognitiva e hipnótica e no tipo dietético. Além disso, avalia qual atividade física deve ser praticada individualmente. Outra ação nesse projeto é o levantamento clínico e laboratorial dos fatores de riscos eventualmente existentes. “O projeto não se destina a cura de doenças já existentes, mas sim ao conhecimento dos eventuais fatores que possam aumentar a velocidade do envelhecimento”, afirmam os médicos.

› FONTE: Facto Comunicação

Comentários