Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Professor da Unisul lança “Fundamentos da Sociologia Geral”

Publicado em 05/10/2013 Editoria: Educação Comente!


O sociólogo e professor da Unisul Pedro Antônio dos Santos acaba de lançar o livro “Fundamentos da Sociologia Geral”, pela Editora Atlas. A obra destaca quatro partes fundamentais no estudo da Sociologia Geral: a sociologia como ciência, o histórico da sociedade humana, os clássicos da sociologia moderna e a vida em sociedade.

Por não ser uma obra filosófica da ciência e de história, as duas primeiras partes do livro servem apenas de referência: contextualizar a Sociologia no pensamento científico e nas ciências sociais (parte 1), e identificar as origens do pensamento sociológico e compreender os mecanismos de funcionamento da vida em sociedade (parte 2), ou seja, o texto vai mostrar que a Sociologia sempre esteve a passos com a evolução da sociedade humana, muito antes da sua estruturação como ciência.

Na parte 3, o autor traça as raízes do pensamento sociológico moderno e registra aspectos relevantes do pensamento sociológico contemporâneo, com destaque para a Escola de Chicago e de Frankfurt e para a imaginação sociológica de Charles Wright Mills, assim como para as questões sociais dos nossos dias. Na última parte, mapeia e analisa a vida em sociedade, em dez capítulos. O estudo desses temas proporciona um referencial teórico básico para a compreensão dos mecanismos da sociedade humana.

De acordo com o professor Pedro dos Santos, o livro é fruto de trabalhos acadêmicos que fez no Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Southern Illinois University at Carbondale (SIUC), nos Estados Unidos, na década de 1990, e de 10 anos de pesquisa para as aulas na disciplina de Sociologia Geral nos cursos de Comunicação Social e de Psicologia da Unisul. “O livro destaca-se com três diferenciais: detalha a natureza da sociologia; traz abordagens que transcendem a cultura ocidental; e analisa a contribuição da civilização arábico-islâmica ao desenvolvimento da humanidade, aspectos incomuns na literatura acadêmica ocidental”, acrescenta Santos.

O livro “Fundamentos da Sociologia Geral”, editora Atlas,  tem 208 páginas e custa R$ 52,00.

 

 

› FONTE: Assessoria de Imprensa Unisul

Comentários