Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Rinoplastia, questão de beleza ou saúde?

Publicado em 04/10/2013 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Procedimento pode ser realizado por motivo estético ou para corrigir a estrutura nasal

Considerada uma das cirurgias plásticas mais comuns, a rinoplastia está ganhando cada vez mais adeptos. O reparo consiste em melhorar o contorno do nariz e deixá-lo mais harmônico, combinando mais com a face do paciente.

Em alguns casos, a operação inclui procedimentos secundários como tratamento do desvio de septos, por exemplo. “O nariz serve para respirar, ele umidifica e aquece o ar que vai para os pulmões. Devemos sempre avaliar o septo e cornetos, e corrigi-los quando necessário. Um nariz bonito também tem que respirar bem”, explica o doutor Alexandre Mansur, médico especialista em cirurgia plástica.

“Normalmente, a rinoplastia é realizada com a incisão dentro das narinas. Em alguns casos, é necessário fazer um corte na columela, região localizada entre as narinas, resultando em uma pequena cicatriz, praticamente imperceptível. A base da cirurgia nasal é feita através da remodelagem de cartilagens e ossos do órgão”, explica o doutor Mansur. O tempo de cirurgia varia muito, pode ir de uma a três horas, em média, conforme cada caso.

No quesito estético, é possível alterar várias partes do nariz, como diminuir o dorso, afinar e levantar a ponta, diminuir o tamanho, estreitar, diminuir as laterais da narina, aumentar o dorso nasal, entre outros. Porém, o doutor Mansur alerta: “é necessária fazer avaliação médica e chegar a um consenso, para evitar a desproporcionalidade, além de cuidar também da parte funcional”.

O doutor comenta que, na fase pré-operatória, são realizados exames de rotina, avaliação cardíaca e entrevista com o médico anestesiologista.Também há uma análise do nariz a ser operado e da cavidade nasal, através da tomografia computadorizada. Já no pós-operatório, a aparência inicial do nariz ficará alterada, devido aos curativos, micropores e gessos ou “aquaplast”, gesso de plástico.

As equimoses (hematomas resultantes de pequenas infiltrações de sangue) permanecem no paciente em torno de duas semanas. O resultado final começa a aparecer, em média, a partir da terceira a quarta semana.

› FONTE: BG Comunicação

Comentários