Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Tenda Literária estará em Itapirubá neste final de semana

Publicado em 07/01/2016 Editoria: Cultura Comente!


Projeto Baleia Franca. Foto: Gláucia Maindra

Projeto Baleia Franca. Foto: Gláucia Maindra

O espaço cultural terá livros à disposição, contação de histórias, mostras de cinema, música, além de intervenções e apresentações artísticas. Confira a programação

Um banho de cultura nas praias de Imbituba é o que promete a Tenda Literária. O evento, que está na segunda temporada, terá o primeiro final de semana na praia de Itapirubá (Sul) nestes dias 9 e 10 de janeiro, das 9h30 às 21h30. É uma opção cultural, de iniciativa da Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura do Governo de Imbituba. O espaço cultural terá livros à disposição, contação de histórias, mostras de cinema, música, além de intervenções e apresentações artísticas.

Gláucia, bibliotecária e gerente de fomento e incentivo à cultura, que coordena o projeto, afirma que o verão 2016 em Imbituba vai ser culturalmente atrativo e enfatiza que cada edição apresenta e aproxima os participantes. "Vale a pena você conferir cada atração. No verão 2015 a Tenda Literária recebeu a doação do livro "O consertador de coisas", doado e escrito por Milene Barazzetti e neste edição a escritora e contadora de histórias, que passa as férias em Imbituba, irá integrar a programação da Tenda. A satisfação em poder trocar com o turista que nos visita é muito gratificante, a proposta da tenda é realmente esta tornar a cultura viva"destaca.

Para o prefeito Jaison Cardoso a Tenda Literária é mais um atrativo para a cidade. "O investimento da prefeitura nesse projeto representa a importância que este evento cultural tem para a comunidade e turistas. Participei no ano passado e vi que realmente era uma ação criativa e com um retorno imensurável", afirma.

A tenda apresenta um acervo selecionado para gostos diversificados, com a curadoria de Talitha Gresele Ozorio e Gláucia Maindra. "Haverá distribuição gratuita de exemplares do Jornal Bem Estar - Litoral Sul. Na Praia de Itapirubá contamos com o apoio do Restaurante Caputera, Pereira&39;s Beach Bar e Restaurante, Boi Gordo Lanches e a equipe Tenda Literária 2016 veste Empty", agradece Gláucia aos parceiros.

Como funciona?

Tanto os turistas quanto a comunidade residente em Imbituba poderão realizar o empréstimo de livros. Para efetuar empréstimo de livros é preciso apresentar na Tenda documento de RG ou CPF e ao final do dia devolver o livro. Para efetuar o cadastro de leitor, para quem reside em Imbituba, basta apresentar comprovante de residência atual na cidade em nome próprio, ou nome dos responsáveis; RG; CPF e duas fotos 3x4. Para imbitubenses é possível emprestar até três livros por 15 dias, que podem ser renovados via telefone, internet e presencialmente na Biblioteca. Um dos objetivos da Tenda, aproximar e facilitar o acesso aos recursos que a biblioteca oferece.

Programação Tenda Literária

Livros, leitura, literatura, informação e contação de histórias

Data: 9 e 10 de janeiro - Praia de Itapirubá - Sul, ponto de referência: entre o Restaurante Caputera e o Costão.
Horário: das 9h às 21h30
Participação livre e gratuita
Informações: www.facebook.com/tendaliteraria

09/01 - Sábado

9h40 - Trilha de Verão conduzida pelo Coletivo TaiáTerra, com saída da Tenda Literária em Itapirubá. Os condutores recomendam levar na trilha: roupas leves, calça e camisas longas protegem de aranhões; sapatos adequados, fechados e com sola não escorregadia; chapéu ou boné, protetor solar e óculos escuros; garrafas com água conforme a necessidade de cada um e lanche.

10h30 - Fauna dos Bichos, com Projeto de Monitoramento de Praias - Bacia de Santos – O PMP-BS apresentará os animais marinhos que habitam as praias de Imbituba e proximidades, seus hábitos, costumes e características e também o trabalho do Projeto de Monitoramento de Praias.

11h30 - Contação de histórias, com a escritora Milene Barazzetti

13h - Diny Espíndola e Priscilla Fargnolli interpretam "Valsinha" de Chico Buarque e Vinícius de Moraes

15h - Oficina de Cartão Artesanal, com Ecomarine (7 vagas - inscrição no local)

16h - Intervenção com palhaço Pacacoenco (Charles Augusto, Itajaí-SC)

18h - Onda Free - Surf Music, com Charles Santiago e Jeferson Tiago

19h - Vivência e Roda de Capoeira, com o Grupo Cordão de Ouro

20h - Exibição do Circuito Estadual de Cinema Infantil, traga sua cadeira ou toalha de praia e aproveite!!!

10/01 - Domingo

9h30 - Dança Circular, com Kharina Oleksiuk

11h - Aprendendo com as Baleias, com o Projeto Baleia Franca (PBF) - A oficina tem por objetivo abordar questões sobre as baleias, educar e conscientizar de forma divertida e interativa, com experiencias práticas!

13h - Diny Espíndola e Priscilla Fargnolli interpretam "Valsinha" de Chico Buarque e Vinícius de Moraes

15h - Encantação de histórias, com Ailton Pereira Junior

16h - "Sonoros Transcendentais", com Bruno Ozório

17h30 - Roda de Leitura Tenda Literária

18h - Prática de Yoga, com o Instrutor Fernando do Espaço Prashanti

19h - E.V a Sigla - Rap Nacional

20h - Exibição de filmes do Circuito Revelando os Brasis ANO IV, traga sua cadeira ou toalha de praia e aproveite!!!

Durante o evento você poderá prestigiar a exposição "Da escrita (a) cor", do artista Ailton Pereira Junior.

Próximas edições Tenda Literária 2016

Janeiro

23 e 24, das 9h30 às 21h30 - Praia do Rosa - Sul (próximo à Lagoa do Meio)

Fevereiro

06 e 07, das 9h30 às 21h30 - Praia da Vila - Canto da Praia

20 e 21, das 9h30 às 21h30 - Praia da Vila - Vila Nova (Rimsa)

Março

05 e 06, das 9h30 às 21h30 - Barra de Ibiraquera

Confira abaixo os vídeos de 2015 e conheça o projeto da Tenda Literária 2016.

› FONTE: Biblioteca de Imbituba

Comentários