Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Campeonato Brasileiro de Optimist começa nessa sexta em Florianópolis

Publicado em 07/01/2016 Editoria: Esporte Comente!


Atletas de dez estados participam do evento. Foto: Mauro Goulart/ICSC

Atletas de dez estados participam do evento. Foto: Mauro Goulart/ICSC

Florianópolis (SC) – 07 de janeiro de 2016 – A partir desta sexta-feira, 8, aproximadamente 250 velejadores entre 8 e 15 anos competem em Florianópolis no 44º Campeonato Brasileiro de Optimist, na sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê. Atletas de dez estados (RS, SC, PR, SP, RJ, ES, DF, BA, PE e AL) estão confirmados na competição que além de definir o campeão nacional de 2016 vale também como uma das duas seletivas para o Mundial, Norte Americano, Europeu e Sul Americano da categoria.

"Estamos muito contentes em receber mais um grande evento no Iate Clube de Santa Catarina. A vela de base é de suma importância para o desenvolvimento do esporte e o Optimist é a classe de formação de jovens atletas. É uma grande oportunidade para fortalecer o crescimento da vela de base do clube", explica o Comodoro do Iate Clube de Santa Catarina, Alexandre Back.

Nessa quinta-feira os últimos ajustes foram feitos pelos velejadores, além do encerramento das inscrições e o número de barcos surpreendeu os organizadores. A expectativa era de que aproximadamente 200 atletas participassem da competição.

"Estamos muito satisfeitos com a grande procura. Teremos quase 250 velejadores participando da competição que definira o campeão nacional e também serve como seletiva para as principais competições internacionais. Jurerê oferece condições incríveis para a vela e, com certeza, teremos um grande espetáculo dentro d´água", ressalta Lucas Reis, gerente de eventos náuticos do Iate Clube de Santa Catarina.

Os dez dias de competições serão divididos em dois eventos. Entre sexta, 8, e domingo, 10, acontece a Copa Brasil de Estreantes. Já entre segunda, 11, e domingo, 17, será realizado o Brasileiro de Optimist.

A competição

A Copa Brasil de Estreantes acontece em três dias com seis regatas previstas. Já o Campeonato Brasileiro de Optimist tem em seu programa doze regatas previstas, sendo que nos três primeiros dias (11, 12 e 13) acontecem as disputas individuais. Na quinta-feira, 14, será realizada a competição por equipes, enquanto que a sexta-feira, 15,  os atletas terão dia livre. No sábado, 16, e domingo, 17, acontecem os últimos dias de competições individuais, que apontarão os grandes campeões do evento.

Devido ao grande número de embarcações, os velejadores serão divididos em flotilhas, amarela e azul, para velejar uma série classificatório. Após os primeiros dias, os 50% melhores classificados competem na flotilha ouro, que define o campeão, e os demais na flotilha prata.

É importante ressaltar que a realização das regatas depende das condições climáticas e que o cronograma é sujeito a alteração.

O 44º Campeonato Brasileiro de Optimist tem chancela e homologação da CBVela (Confederação Brasileira de Vela) e ABCO (Associação Brasileira da Classe Optimist), com realização do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha. O evento conta com o apoio da CYRELA.

Para mais informações:

Hotsite – 44º Campeonato Brasileiro de Optimist: icsc.com.br/etapas/campeonato-brasileiro-de-optimist

Site Oficial da CBVela: www.cbvela.org.br

Site Oficial do ICSC: www.icsc.com.br

Páginas no Facebook:

CBVela - www.facebook.com/cbvela

ICSC- www.facebook.com/icscveleiros

› FONTE: SixComm

Comentários