Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Demanda da aviação civil cai quase 8% e regride a níveis de 2013

Publicado em 17/12/2015 Editoria: Economia Comente!


A queda na demanda da aviação civil acentuou-se e chegou a 7,9% no mês de novembro, em relação ao mesmo mês de 2015, segundo balanço da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), que reúne as maiores companhias do Brasil. Foi a quarta redução consecutiva: em agosto, a diminuição registrada foi de 0,6%; em setembro, foi de 0,8%; e em outubro, a queda chegou a 5,7%. A demanda considera o número de passageiros pagantes transportados por quilômetro.

A oferta de assentos também baixou em relação a novembro de 2014, 3,9%. Assim, o aproveitamento das aeronaves, que contabiliza a relação entre assentos disponíveis e assentos ocupados em cada voo, chegou a 77,9%, 3,4 pontos percentuais menos que no ano passado.

Conforme a entidade, os números recuaram a níveis de 2013. De acordo com a Abear, “os desempenhos reiteradamente negativos da segunda metade do ano estão eliminando os avanços registrados no primeiro trimestre, ainda resultantes de vendas feitas em 2014 e de um cenário econômico menos desfavorável”.

Em novembro, foram 7,7 milhões de viagens domésticas, 5% menos que no mesmo período do ano passado. No acumulado de 2015, foram 86,5 milhões de passageiros transportados, o que significa queda de 0,6% em relação aos meses de janeiro a novembro de 2014.

Transporte internacional

Gol, Tam e Azul, que são as companhias brasileiras que operam no mercado internacional, registraram avanço de 9,8% na demanda no mês passado. A oferta, nesse período, cresceu 11,3%. Ao todo, foram 584,5 mil passageiros transportados no mês em viagens internacionais. 

De janeiro a novembro a oferta internacional registrou expansão de 14,9%, para uma demanda que evoluiu 13,9%. O aproveitamento das aeronaves foi de 83,4% no acumulado do ano, 0,75 ponto percentual abaixo de igual intervalo do ano anterior.

› FONTE: Agência CNT de Notícias

Comentários