Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Fapesc lança chamada para pesquisas em parceria com estado de Berlim

Publicado em 17/12/2015 Editoria: Economia Comente!


A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) lançou chamada em parceria com o Estado de Berlim, da Alemanha, para viabilizar projetos na área de tecnologias ópticas avançadas, como pesquisas sobre fibras óticas e emissores de luz, além de processos de análise, produção e aplicação dessas tecnologias.

O apoio é voltado a empresas catarinenses de pequeno ou médio porte que tenham parceria com empresas e instituições de ciência, tecnologia e inovação da Alemanha. As empresas terão um ano para concluir as pesquisas e a operacionalização do resultado deve ocorrer em Santa Catarina. Para se candidatar, a empresa não pode ter outro projeto em andamento apoiado pela Fapesc.

“Esse é um modelo novo para promover a cooperação, centrado em inovação. O objetivo é a cooperação entre ecossistemas especializados em fotônica localizados em Santa Catarina e em Berlim, que é uma região de referência dessa tecnologia na Europa”, diz Carlos Alberto Schneider, ex-superintendente da Fundação Certi e atual membro do Conselho de Curadores da Fundação, que também tem envolvimento no edital.

A chamada está aberta até o fim de 2016 e será operada em fluxo contínuo até o final do ano. Serão destinados R$ 600 mil a esta chamada, e cada projeto poderá receber até R$ 60 mil. Cada proposta será analisada no mês seguinte ao seu envio, e a aprovação e contratação devem ser feitas no bimestre seguinte à submissão das propostas.

O edital surgiu do acordo de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação assinado em 2014 pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e o Estado de Berlim. O Berlin Partner, a Fapesc e a Fundação Certi assinaram um segundo memorando, para reforçar as pesquisas bilaterais ligadas à inovação.

Em setembro de 2015 uma comitiva de representantes de empresas e de instituições de pesquisa da Alemanha visitou a Certi e realizou um workshop voltado para empresários catarinenses interessados em se instalar na região de Berlim.

› FONTE: Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de SC

Comentários