Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de São José firma protocolo de intenções com o Estado para construção da sede do USJ

Publicado em 17/12/2015 Editoria: São José Comente!


A reunião ocorreu na tarde da última terça-feira (15) na Secretaria de Estado da Educação, em Florianópolis

O prefeito em exercício de São José, Orvino Coelho de Ávila, e o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, assinaram o protocolo de intenções para viabilizar a construção da futura sede do Centro Universitário Municipal de São José (USJ). No documento, o Estado se compromete a ceder o terreno que irá receber as novas instalações. A reunião foi realizada na tarde de terça-feira (15), sede da Secretaria de Estado da Educação, em Florianópolis, com a presença da superintendente da Fundesj, Ana Cristina Hoffmann, e a vereadora Méri Hang.

Com 1,1 mil acadêmicos distribuídos em cinco cursos de graduação e dois cursos de pós-graduação, o USJ ganhará em breve a sede própria no bairro Bela Vista. Um terreno com aproximadamente 5,2 mil metros quadrados será repassado ao Município de São José para a construção da sede ao lado do Colégio Estadual Bela Vista. Desde 2013, a Prefeitura de São José vem trabalhando para viabilizar a sede da instituição de ensino, sendo que diversas alternativas foram estudadas neste período.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, uma das metas do Estado é a ampliação do acesso e da taxa de matrículas do ensino superior. "Todas as ações que existirem da União e do próprio Estado com os municípios que possam ampliar a oferta, tanto da educação básica quanto do ensino superior, sempre terão o apoio da Secretaria de Educação", garante Deschamps.

"Com o repasse desse terreno a gente equaciona uma situação importante para o município de São José, criando um espaço próximo de uma escola estadual para que o Centro Universitário de São José seja instalado, gerando uma sinergia muito interessante e uma condição muito favorável para garantir qualidade na educação do município e de Santa Catarina", avalia o secretário estadual de Educação.

Para o prefeito em exercício de São José, Orvino Coelho de Ávila, é uma honra ter ajudado a aprovar a criação do USJ como vereador e agora poder assinar o documento que vai dar condições ao Município de ter uma sede própria da instituição de ensino. "A construção da sede é um compromisso da prefeita Adeliana Dal Pont e, com essa assinatura, estamos iniciando a concretização do compromisso do Poder Executivo e do sonho da comunidade acadêmica do USJ", salienta Orvino.

O terreno pertence ao Estado e para fazer o desmembramento da área em favor do Município é necessária a autorização do Poder Legislativo. Porém, como neste ano não será mais possível enviar o projeto de lei para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e, em 2016, é proibido tramitar matéria dessa natureza por ser ano eleitoral, a medida administrativa possível foi a assinatura do protocolo de intenções. O documento legitima o Município de São José a começar a estruturar o projeto da sede e a Secretaria de Estado da Educação se compromete, no início de 2017, encaminhar à Alesc para formalização e aprovação.

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de São José

Comentários