Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cesar Cielo fala sobre sua perspectiva para os Jogos do Rio

Publicado em 17/12/2015 Editoria: Esporte Comente!


Foto: Satiro Sodre / SSPress

Foto: Satiro Sodre / SSPress

A primeira seletiva da natação brasileira rumo aos Jogos Rio 2016 teve início nesta quarta-feira, 16 e vai até sábado, 19, no Complexo Aquático da Unidade Pedra Branca. Os melhores nadadores do país tentam os índices estipulados para obter uma vaga no time olímpico. A equipe do jornal Unisul Hoje acompanha o evento e falou com o campeão olímpico Cesar Cielo sobre sua perspectiva para os Jogos do Rio.

O técnico do Minas Tênis Clube, clube de Cielo, Scott Volkers, diz que a prioridade é fazer os índices olímpicos e espera bons resultados. “Vamos ver o que vai vir nos resultados. Temos um número bom de atletas que tem possibilidades de fazer o índice olímpico”, projeta.

O campeão olímpico, tricampeão mundial e recordista mundial dos 50m livre, César Cielo, representa o Minas Tênis Clube e já conquistou seu primeiro ouro na Unisul no revezamento. Essa é a primeira competição que ele faz desde o mundial, foi mais para dar um choque físico. “Hoje foi mais para entrar bem na competição e quebrar o gelo, mas agora a ideia é amanhã dar uma descansada, passar o barbeador e sexta-feira vir bem para o 100m livre. Eu vou usar as eliminatórias já para treinar a estratégia dos 100m. Ver quanto mais ou menos eu pretendo fazer a passagem, ver qual vai ser a dor no final e tentar fechar bem o ano. Acho que o importante agora acima de tudo é nadar bem, ficar bem no corpo e tentar tirar um tempo legal aqui”, comenta.

Desde fevereiro deste ano o treinador de César Cielo é Arilson Soares da Silva, que já começou a preparação do atleta para os Jogos Olímpicos e a avaliação para melhorar cada vez mais. “A expectativa é avaliar o começo da preparação que estamos fazendo até os jogos olímpicos. Então essa é uma fase de treinamento e preparação”, afirma.

O atleta Nicholas Santos, que atualmente está no clube Unisanta, de Santos/SP, foi campeão mundial em Istambul, nos 50m borboleta, além de vice-campeão no mundial de Doha e, 2012. Em Kasan, Russia, nesse ano foi vice-campeão mundial e semi-finalista no 50m livre em Beijing. O atleta já esteve na Unisul em um campeonato brasileiro, em 2009. Nesta quarta-feira, venceu a prova de 50m borboleta e na quinta-feira vai nadar os 100m borboleta. “Agora vou nadar, na verdade, para repetir o resultado e não me desgastar tanto, pois amanhã é a prova de que eu estou disputando a vaga para a olimpíada”, revela.

O primeiro a garantir vaga nos Jogos do Rio foi o bicampeão e recordista pan-americano dos 200m borboleta, recordista do sul-americano no 400m livre, semi-finalista olímpico e finalista do mundial, Leonardo de Deus, do Clube do Corinthians, de São Paulo/SP. Ele ganhou a prova dos 200m costas e já tem um pezinho nas olimpíadas. “A expectativa é obter todos os índices fortes para me dar uma tranquilidade para o ano que vem. Aí será possível treinar focado somente nas Olimpíadas. Hoje já ganhei os 200m costas, então já estou com um pezinho lá nas olimpíadas, mas ainda não acabou. A competição ainda está rolando e tem mais provas pela frente. Então é continuar focado que tem muita coisa para acontecer ainda”, comenta.

Já a atleta Jhennifer da Conceição, também do Clube do Corinthians é campeã do 50m, vice-campeã do Maria Lenk, 5° lugar no pan-americano, junto com o 3° lugar no 4 por 100m no revezamento, 21° lugar no mundial de Kasan, campeã do 100m e do 50m no Troféu José Finkel. É a segunda vez dela na Unisul e tem boas recordações daqui. “Aqui foi onde eu conquistei a minha primeira medalha de ouro, então aqui é um lugar muito especial para mim” conta.

Jhennifer espera alcançar seu objetivo já que tem treinado forte desde o início do ano. “O meu objetivo é abaixar 90 centésimos do meu tempo para conquistar o índice para estar nas Olimpíadas participando mais uma vez do time do Brasil”, idealiza.

› FONTE: Gestão de Comunicação da Unisul

Comentários