Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Caminhada de Natal dos Oleiros iluminará a Beira-Mar de São José nesta sexta-feira (18)

Publicado em 16/12/2015 Editoria: São José Comente!


Fotos: crédito Daniel Pereira - Secom/PMSJ

Fotos: crédito Daniel Pereira - Secom/PMSJ

O cortejo sairá do Centro Histórico a partir das 20 horas

A 2ª edição da Caminhada de Natal dos Oleiros promete iluminar a Beira-Mar de São José na noite desta sexta-feira (18). A caminhada sairá do coreto do Centro Histórico, a partir das 20 horas, e seguirá até o presépio montado em frente da Olaria Beiramar. Com muitas novidades, durante o trajeto, atrações culturais e artísticas animarão os participantes. Para que o evento seja ainda mais bonito, a Fundação Municipal de Cultura e Turismo pede ao público que traga a sua vela.

Na ocasião, a imagem do menino Jesus, feita em barro pelos oleiros, será levada até o presépio. Segundo o superintendente da FMCT, Carlos Eduardo Martins, cerca de oito atrações culturais irão animar o público durante o trajeto, entre elas, a chegada do Papai Noel e a apresentação de corais. Pelo mar, barcos acompanharão a caminhada pela orla e serão iluminados. A previsão é que o evento tenha duração de duas horas e meia, sendo que ao final do trajeto haverá ônibus para trazer o público de volta para o Centro Histórico.

O superintendente da FMCT destaca que todas as atrações natalinas tiveram como objetivo o resgate e promoção da identidade cultural do município. "Foram eventos diferenciados, pois buscamos trazer para as comemorações de Natal os temas da cultura josefense, como o trabalho dos Oleiros, os Ternos de Reis, a bandeira do Divino Espírito Santo e o boi-de-mamão", assinala Carlos Eduardo Martins.

Desde o dia 29 de novembro, a Prefeitura de São José vem promovendo diversas atrações natalinas para a comunidade. Entre os destaques estão à decoração e iluminação de Natal, a presença da Mamãe e do Papai Noel na Praça do Centro Histórico, a Casa do Artesanato, a Feira da Freguesia Especial de Natal e a Caminhada dos Oleiros. Além disso, presépios foram montados pelos oleiros, com elementos da cultura açoriana, em três locais: na Beira-Mar de São José, no Centro Histórico e no hall da Prefeitura.

Programação

A programação de Natal segue no final de semana com a apresentação do espetáculo Alto de Natal Folias do Zé, no teatro do Centro Multiuso de São José. As apresentações serão realizadas no sábado, domingo e segunda (de 19 a 21), às 20h30min. A entrada custa R$ 15 e mais um brinquedo.

Com direção de Raphael Soares, o espetáculo contará a história do nascimento do menino Jesus, com adaptações para os dias atuais. Os artistas prometem um grande espetáculo, que contará também com a participação de um coral.

Fechando a programação, a Sociedade Musical União Josefense apresentará um Concerto Natalino na terça-feira (22), às 20h30min, na Igreja Matriz, no Centro Histórico de São José. O evento será aberto ao público, com entrada gratuita.

Os presépios

O presépio montado na hall da Prefeitura foi feito pelos professores e alunos da Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros. Os outros dois presépios, um no pátio da Olaria Beiramar e o outro na Praça Hercílio Luz, foram construídos por alunos e pelos oleiros Geraldo Germano e Newton Souza.

Todos foram construídos artesanalmente com elementos de barro, transformando em cerâmica, com intuito de levar à população os conceitos de simplicidade, fraternidade e a união dos povos. Todos os presépios ficaram expostos para o público até o dia 06 de janeiro de 2016.

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José

Comentários