Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

SC ganha maior Museu Oceanográfico da América Latina

Publicado em 15/12/2015 Editoria: Meio Ambiente Comente!


Foto: Sabrina Klann e Murilo Roberto Nascimento André/Univali

Foto: Sabrina Klann e Murilo Roberto Nascimento André/Univali

Inauguração ocorreu ontem, dia 14, em Balneário Piçarras

Balneário Piçarras/SC – A Fundação Universidade do Vale do Itajaí inaugurou ontem, dia 14 de dezembro, o Museu Oceanográfico Univali. Fomentado desde 1993, ele funcionará no prédio do Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Piçarras, e será o maior do gênero na América Latina.

A abertura para visitações permitirá o acesso a um acervo que reúne coleções excepcionais em diversos grupos de grande importância científica, destacando a maior coleção de conchas da América Latina, que incluem as duas conchas mais procuradas por colecionadores no mundo; a maior coleção de mamíferos marinhos do Brasil, com baleias, golfinhos, focas, lobos e leões marinhos de diversas espécies; a maior coleção da América Latina de tartarugas marinhas; a segunda maior coleção de elasmobrânquios (tubarões e raias) do mundo, com exemplares raríssimos e únicos em nosso continente.

Mesmo, até então, inacessível ao público, este acervo já é referência para diversas atividades de cunho didático e de pesquisa, incluindo trabalhos de graduação, mestrado e doutorado, além de artigos científicos publicados em periódicos especializados nacionais e estrangeiros.

O museu desenvolve coleções de referência que representam o maior número possível de táxons e que possibilitam pesquisas taxonômicas modernas sobre a fauna marinha. A maior parte do acervo é composta por animais marinhos da fauna Brasileira, especialmente do sul do Brasil.

A exposição oceanográfica que será aberta ao público terá mil metros quadrados, uma das maiores do Brasil, o que somado a todas as demais áreas do museu atinge aproximadamente quatro mil metros quadrados de área construída, um dos maiores museus de história natural da América Latina e o segundo maior museu oceanográfico do mundo.

A visitação pode ser feita de terça-feira a sexta-feira das 14h às 20h e sábado e domingo das 10h às 18h. O ingresso inteiro custa R$ 20. Colaboradores da Univali, assim como estudantes e pessoas acima de 60 anos, pagam meia-entrada. Grupos escolares, acima de 15 pessoas, pagam R$ 5.

› FONTE: Coordenadoria de Marketing e Comunicação / Univali - SC

Comentários