Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Entenda como seria a votação do Impeachment antes da suspensão feita por Fachin

Publicado em 09/12/2015 Editoria: Política Comente!


Foto: Fernando

Foto: Fernando

Em votação secreta e super tumultuada a Câmara dos Deputados elegeu ontem terça-feira (8), por 272 votos, a chapa alternativa integrada por 39 deputados de oposição e dissidentes da base governista para a comissão especial do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Só que após a votação na noite de ontem, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin decidiu suspender o processo até a análise pelo plenário do STF de diversos questionamentos sobre o trâmite. Ele entendeu que a votação secreta que elegeu uma chapa oposicionista para a comissão especial que vai analisar o caso não está prevista na Constituição nem no Regimento da Câmara. A oposição já disse que vai recorrer da decisão.

Em sua decisão, Fachin afirmou que suspendeu o processo para evitar eventuais atos que possam depois ser invalidados pelo próprio Supremo. O ministro afirmou nesta quarta-feira (9) que irá propor rito para o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Segundo o ministro tudo será examinado na sessão da próxima quarta (16), adiando para mais uma semana a instauração da abertura do processo de impeachment.

Entenda no gráfico como funcionaria o processo de impeachment. Clique nele:

 

› FONTE: Câmara dos Deputados e Supremo Tribunal Federal

Comentários