Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Mulheres e mercado de trabalho: como conciliar múltiplas rotinas

Publicado em 02/10/2013 Editoria: Geral Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Busca pelo perfeito equilíbrio entre carreira e vida pessoal é um dos maiores desafios (e desejos) da mulher contemporânea

Uma recente pesquisa aplicada em 132 países, realizada pela rede social coorporativa LinkedIn, apontou que, para a maior parte das mulheres atuantes no mercado de trabalho, encontrar o equilíbrio entre a satisfação profissional e suas rotinas pessoais é o maior desafio. Cenário este resultado dos movimentos feministas dos anos 70, que levaram as mulheres para o mundo corporativo, deixando suas vidas pessoais em segundo plano. Contudo, hoje, o que se pode perceber é, cada vez mais, a busca pelo equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.

Por muitos anos, o comum era encontrar mulheres que se afastavam de suas carreiras para cuidar da recém-formada família e dos filhos. Mas hoje é cada vez mais comum encontrarmos mulheres em busca de conciliar os papéis de mães e profissionais através de trabalhos que lhes proporcionem maior flexibilidade de horários e autonomia.

De acordo com a coaching e especialista em gestão de carreiras Ana Paula Platt, de Florianópolis, o maior empecilho para que as mulheres alcancem este objetivo é a “síndrome da culpa”. “Muitas mulheres ainda têm grande dificuldade em serem fiéis aos seus propósitos e anseios por quererem agradar a tudo e a todos, seja no âmbito pessoal ou profissional. Esta dificuldade de posicionamento gera fragilidade e insegurança para tomar as medidas necessárias para viver a vida que gostariam de viver”, explica Ana Paula.

Mas a tomada de decisão de encontrar este equilíbrio e estar ativa no mercado de trabalho temtransformado o cenário econômico e social do país, mostrando um crescimento substancial no número de mulheres empreendedoras, e uma maior flexibilidade de horários no mundo corporativo para atender a demanda das mulheres que compõem o seu quadro de funcionários.

Este tão almejado equilíbrio é resultado de uma aceitação dos múltiplos papéis de uma mulher contemporânea, afinal de contas ela pode ser esposa, mãe, profissional, irmã, amiga e filha, e por isso precisa de um bem executado planejamento, tanto da sua vida pessoal quanto da sua vida profissional. Para a especialista, o primeiro passo é desenvolver um projeto de vida que contenha objetivos, sonhos e planos de ações para a concretização dos mesmos. “Em muitos momentos é necessário definir prioridades, e por isso ter um planejamento de vida anual que contemple objetivos e metas para cada área da vida é fundamental para apoiar e definir qual a prioridade em cada fase que vivenciamos e a tomar decisões mais conscientes”, diz Ana Paula.

Mas ao longo de todo o processo de busca pelo equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, empecilhos podem impedir que a mulher chegue no almejado resultado. E para estes casos, a coach dá uma dica: “Por possuírem a parte emocional do cérebro mais desenvolvida, as mulheres tendem a ter uma grande percepção e sensibilidade ao que ocorre ao seu redor. Estar atenta aos primeiros sinais de desconforto pode evitar que pequenos problemas tomem grandes proporções. Este é o momento de resgatar as prioridades e analisar quais são as áreas que estão com pontos de escape de energia que devem ser revisadas, e imediatamente implantadas ações que resolvam os desequilíbrios”, orienta.

 

 

› FONTE: Atre Comunicação

Comentários